segunda, 25 de janeiro de 2021

Transposição
Compartilhar:

Ministro da Integração Nacional visita transposição em trecho ligado à PB

André Gomes / 23 de fevereiro de 2017
Foto: Adalberto Marques
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, garantiu nesta quarta-feira (22), durante visita às obras da transposição das águas do rio São Francisco nos municípios de Custódia e Sertânia, em Pernambuco, que o ministério já está analisando as empresas que participaram do processo de licitação para dar continuidade às obras no eixo Norte, que levará água a região de São José de Piranhas, no Sertão paraibano.

“Nós estamos na fase de verificação das propostas das licitantes que concorrem a esse trecho do eixo Norte que fará chegar a água do São Francisco até São José de Piranhas, beneficiando cerca de 300 mil paraibanos. Então esperamos cumprir a assinatura da ordem de serviço ainda no mês de março”, afirmou o ministro durante entrevista ao programa radiofônico Correio Debate, da 98 FM.

O ministro que esteve ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e de deputados federais e estaduais paraibanos, disse que irá cumprir os prazos legais sob pena de que a pressa possa gerar alguma fragilidade jurídica. “Mas o povo paraibano pode ter convicção de que da mesma forma que tivemos diligência para entregar o eixo Leste, é a nossa determinação com o eixo Norte”, garantiu.

Paralelo a isso, o ministro disse que está liberando recursos para investimentos da Defesa Civil em adutoras de engate rápido, na região de São José de Piranhas.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, revelou que enviou ao Nordeste, mais precisamente ao município de Custódia, 34 carretas de equipamentos contendo bombas, tubulações e equipamentos elétricos. Esses equipamentos foram fundamentais para a chegada das águas de forma mais rápida ao município de Monteiro.

“Essa é uma obra estruturante e necessária para o Nordeste, para os paraibanos. Essas bombas vão possibilitar que as águas cheguem até 45 dias antes do previsto. A gente fica feliz em contribuir, mesmo que modestamente, com uma obra tão importante, social e economicamente”, destacou o governador.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, se disse mais alegre e com a esperança renovada com a chegada das águas ao Estado do Pernambuco e com mais uma visita do ministro: “Estamos cada dia mais confiantes com a visita do Ministro Helder Barbalho”.

Água mais perto de Monteiro

O senador Cássio explicou que a primeira parada da comitiva foi no município de Custódia, em Pernambuco, onde estão funcionando as bombas cedidas pelo Governo de São Paulo ao Ministério da Integração Nacional. Segundo Cássio, as águas já começam a chegar no reservatório de Moxotó que fica a 50 km de Monteiro.

“A expectativa é que amanhã (hoje) Moxotó esteja cheio para que até o sábado a estação elevatória número 5 comece a bombear água para a de número 6 que chegará na Paraíba”, disse o senador.

Cássio aproveitou para destacar o empenho do ministro Helder Barbalho e a solidariedade do governador Geraldo Alckmin nas obras da transposição. “Também lembrar a luta de tantos outros como os paraibanos para essa obra a exemplo de Cícero Lucena, Fernando Catão; além do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente Lula, o saudoso José de Alencar, o ministro Ciro Gomes. Infelizmente no Governo Dilma a água perdeu prioridade”, disse.

De acordo com Cássio, a luta agora está sendo, junto ao Governo Federal, pelo ramal Piancó/Coremas. Outro tema destacado pelo senador foi quanto ao projeto Novo Chico que visa revitalizar o rio.

“Não podemos apenas tirar a água, também temos que cuidar do rio. Serão investidos mais de R$ 6 bilhões na obra”, revelou.

*Vídeo enviado pelo deputado Tovar Correio Lima


Relacionadas