sábado, 23 de janeiro de 2021

Transposição
Compartilhar:

Ministério garante que vazamento foi solucionado

Luís Eduardo Andrade / 06 de março de 2017
Foto: Assessoria / MIN
O Ministério da Integração Nacional emitiu nota neste domingo (5) garantindo que o vazamento no reservatório de Barreiro, em Sertânia/PE foi vedado com sucesso. A barragem compreende um trecho que levará água a algumas cidades da Paraíba.

De acordo com o Ministério, a solução encontrada para cessar o vazamento foi a colocação de pedras de mais de 1 tonelada, que impossibilitarão a água de escoar novamente. Segundo o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, a estrutura da barragem se mostrou íntegra durante todo o trabalho de reforço. “O próximo passo será a liberação lenta e gradual da entrada de água no reservatório, com permanente acompanhamento. Isso vai nos permitir avaliar as condições de resistência do material sob a pressão provocada pela água”, explica.

O incidente provocado pelo rompimento da barragem obrigou uma família a se realocar devido o perigo da aproximação das águas, entretanto, segundo o secretário, algumas medidas de cunho social estão sendo tomadas para mitigar os danos causados pelo vazamento:

- Cadastramento de todas as famílias afetadas pelo vazamento, com visitas para levantar os danos causados em benfeitorias, equipamentos, móveis, lavoura e criação, para definir futuras indenizações;

- Cruzamento de dados sociais com cadastro das prefeituras e sindicatos, com visitas para ter o melhor quadro possível de eventuais afetados e danos materiais;

- Assistentes sociais estão na região prestando esclarecimentos às famílias atingidas.

“Caminho das águas”

Série da TV Correio/Record mostrará os impactos do racionamento de água em várias cidades na Paraíba, a esperança que a transposição pode trazer a essas pessoas, e como a população deve agir para evitar a crise hídrica. As reportagens irão ao ar a partir desta segunda-feira (6), no Correio Manhã, às 6h.

Relacionadas