quinta, 21 de janeiro de 2021

Trânsito
Compartilhar:

JP ganha 40 novos equipamentos de fiscalização

Bárbara Wanderley / 24 de janeiro de 2018
Foto: Rafael Passos
João Pessoa deve ganhar 40 novos equipamentos de fiscalização de trânsito este ano. O material está em processo de licitação, conforme explicou o superintendente de Mobilidade Urbana (semob-JP), Carlos Batinga. Os novos equipamentos serão instalados em corredores estruturantes da cidade e também em locais onde a Semob registra grande número de acidentes.

Dos 153 equipamentos em funcionamento atualmente, 78 auxiliam na fiscalização do excesso de velocidade.

Carlos Batinga explicou que as lombadas eletrônicas da Capital têm o limite de velocidade unificado em 50 km/h. Há apenas três exceções: na Rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, em Mangabeira; na Rua das Trincheiras, no Centro; na Rua Sérgio Meira, em Mandacaru. Nesses locais o limite é de 40 km/h.

De acordo com o superintendente, o limite é menor nesses pontos porque são áreas próximas a escolas. “O Código Brasileiro de Trânsito diz que, em frente a escolas, a velocidade não pode ser superior a 40 km/h e nós temos que legislar em consonância com o Código”, justificou.

A lombada eletrônica localizada em Mangabeira fica em frente à Escola Estadual Compositor Luiz Ramalho; a de Mandacaru fica próxima à Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Moura; enquanto a do Centro fica em frente à Legião da Boa Vontade (LBV).

De acordo com o artigo 220, do Código de Trânsito Brasileiro, é infração gravíssima deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança no trânsito nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros ou onde haja intensa movimentação de pedestres.

As multas geradas pelas lombadas eletrônicas seguem as regras normais e os valores dependem do quanto o motorista excedeu o limite.

Relacionadas