sexta, 22 de janeiro de 2021

Religião
Compartilhar:

Romaria da Penha faz 254 anos e leva fiéis às ruas de João Pessoa neste sábado

Redação, com Bárbara Wanderley do Jornal Correio da Paraíba / 25 de novembro de 2017
Às 22h, a Bênção de Envio dos Romeiros feita pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, dará início hoje à Romaria de Nossa Senhora da Penha. O percurso será o mesmo do ano passado, da igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa, até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha.

O tema da festa este ano é: ‘No Sim de Maria, Deus restaurou a criação. Ó Mãe, ensina-nos a viver em comunhão e a preservar o meio ambiente’.

A escolha do tema leva em consideração a comemoração do ano feita pela Igreja, instituída pelo Papa, que este ano é o ‘Ano Mariano’, e a temática da Campanha da Fraternidade, que em 2017 é ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’.

O fiel Ronaldo Brito participa da Romaria há pelo menos 30 anos. Ele contou que começou a ir levado pela mãe, quando tinha por volta de 10 anos de idade. Hoje ele tem 43 anos e garante que já alcançou muita coisa através da santa. “Meu filho talvez precisasse de uma cirurgia, pedi à Nossa Senhora para que não fosse necessário e depois o médico disse que não precisava mais”, contou.

Além disso, ele afirmou que quando casou tinha muito receio de ficar desempregado e não conseguir quitar o apartamento que adquiriu, mas ao pedir ajuda à santa acabou pagando o imóvel em apenas oito anos, sendo que o financiamento previa 20.

O pescador Emanuel de Brito, de 51 anos, vive na praia da Penha e participa das celebrações à santa todos os anos. Ele contou que já conseguiu alcançar diversas graças através de promessas feitas para Nossa Senhora da Penha, uma delas para adquirir uma jangada e uma mobilete. “Tudo que peço ela ajuda”, disse.

Relacionadas