A chamada janela partidária provocou a mudança de sigla de sete dos 36 deputados na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), alterando a composição das legendas. O texto, instituído pela Emenda Constitucional nº 96/2016, promulgada em 18 de fevereiro, abriu um prazo de 30 dias para os detentores de mandatos eletivos mudarem de legenda sem risco de perder o mandato. O prazo final para a troca de partido encerrou no último sábado.
O último deputado a anunciar a mudança foi o deputado Trócolli Júnior que deixou o PMDB para se filiar ao PROS. O parlamentar disse que acertou sua saída da legenda comandada pelo senador José Maranhão de forma amigável. “Saio sem nenhum problema. Ninguém sabe o dia de amanhã. Partido passa, mandato passa, mas amizade verdadeira é para o resto da vida”, afirmou.
Com a filiação de Trócolli, o PROS ganha três assentos na Casa Epitácio Pessoa. Os outros deputados a integrar a bancada são: João Gonçalves que deixa o PSD e Lindolfo Pires que está licenciado, atualmente, ocupando a secretaria estadual de Representação Institucional em Brasília.
A mudança de legenda fez o PSB sair de seis deputados para oito com a filiação dos deputados Gervásio Maia e Zé Paulo. Já o PMDB foi o partido mais prejudicado com a perda de dois deputados, Gevásio Maia e Trócolli Júnior. A legenda pode receber nos próximos dias a confirmação do deputado Ricardo Marcelo que deixou o PEN, mas ainda não confirmou a nova sigla.
Outra legenda que recebe reforço é o PP com a filiação do deputado José Aldemir que deixou o PEN. Com a chegada de Aldemir o partido passa a ocupar três cadeiras na Casa. O PEN que tinha quatro deputados sai desse processo com apenas dois, Edmilson Soares e Branco Mendes.
Para recompor a bancada do DEM na Casa, o deputado João Henrique deve retornar da licença esta semana. Com o retorno, o suplente de deputado Arthur Cunha Lima Filho (PRTB) deve se afastar, mas com a possibilidade de retorno. Caso o deputado Ricardo Barbosa (PSB) decida por tirar uma licença, Arthur continua com o mandato.
Bancadas formadas a partir da 'janela'
PSB
Adriano Galdino
Estela Bezerra
Gervásio Maia
Hervázio Bezerra
Buba Germano
Ricardo Barbosa
Jeová Campos
Zé Paulo
PSDB
Camila Toscano
Tovar Correia Lima
Bruno Cunha Lima
Dinaldinho Wanderley
PMDB
Raniery Paulino
Nabor Wanderley
Olenka Maranhão
Ricardo Marcelo
PP
Daniella Ribeiro
Galego Sousa
José Aldemir
PROS
Trócolli Júnior
João Gonçalves
Lindolfo Pires (Licenciado)
PT
Anísio Maia
Frei Anastácio
PSL
Tião Gomes
Bosco Carneiro
PSC
Renato Gadelha
Arnaldo Monteiro
PEN
Branco Mendes
Edmilson Soares
PT do B
Genival Matias
Inácio Falcão
PR
Caio Roberto
PTB
Doda de Tião
PTN
Emano Santos/ Janduhy Carneiro (licenciado)
DEM
João Henrique (Licenciado)
PRTB
Arthur Cunha Lima Filho (Suplente)
PRB
Jutay Meneses
PSD
Manoel Ludgério