terça, 22 de agosto de 2017
TRE
Compartilhar:

142,7 mil deixaram de fazer cadastramento biométrico e terão títulos cancelados

Mislene Santos / 18 de março de 2016
Foto: Mislene Santos
O prazo para o cadastramento biométrico em 98 municípios paraibanos terminou nesta sexta-feira (18). Até as 14h, 767.663 pessoas fizeram o cadastramento, o equivalente a 84,32% dos 910.459 eleitores que precisam regularizar sua situação. Deixaram de fazer, 142.796. Quem não atendeu ao chamado do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que já havia prorrogado esse prazo, teve o título eleitoral cancelado. Contudo, os remanescentes ainda têm uma segunda chance de regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Até o dia 4 de maio, esses eleitores podem comparecer ao cartório e fazer essa regularização.

Para que todos possam ser atendidos em tempo hábil, a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel), Alice Mesquita Coelho, informou que a partir do dia 18 de abril o número de servidores atendendo a população será ampliado, assim como o horário de atendimento ao público. Segundo ela, o número de servidores passará de 11 para 35 e o horário de atendimento será de 12h às 19h - de segunda a quinta - e na de 8h às 14h - na sexta.

Centenas na fila em João Pessoa

Na manhã desta sexta, centenas de eleitores se concentraram no Cartório Eleitoral em João Pessoa. Eles deixaram para resolver as pendências com a Justiça Eleitoral na última hora e várias não conseguiram, porque nesta sexta-feira só foram atendidas 200 eleitores. O controle foi feito mediante a distribuição de ficha.

O agricultor Antônio Francisco dos Santos esperou quase três horas na fila. “Cheguei de 7h25min e peguei a ficha 133. Esperei demais e já estou agoniado, porque saí de casa às 04h e não comi nada e já vai dar 11h. Isso é muito errado, deveria ter meio mundo de gente para atender. Se tem muita gente que não fez, dia de hoje era para colocar muita gente para atender”, afirmou o agricultor.

De acordo com Alice Mesquita Coelho, pelo menos 2,5 mil pessoas deixaram para fazer o cadastramento no último dia. “As pessoas precisam se conscientizar e não deixar tudo para última hora. Nossos levantamentos mostram que cerca de 2.500 pessoas deixaram para resolver as pendências no último dia. Se isso se repetir não há como evitar filas”, afirmou Alice.

04/05/2016 prazo final para:



  • alistamento


  • revisões


  • transferência de domicilio eleitoral


Relacionadas