terça, 19 de janeiro de 2021

Política
Compartilhar:

Temer desembarca em Monteiro para acompanhar chegada das águas do ‘Velho Chico’

André Gomes / 17 de fevereiro de 2017
Foto: Divulgação
O presidente da República, Michel Temer (PMDB), confirmou ontem que estará na Paraíba no próximo dia 6 de março para acompanhar a chegada das águas do rio São Francisco, através da transposição, ao município de Monteiro. O peemedebista estará acompanhado do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e de senadores e deputados paraibanos.

Michel Temer e Geraldo Alckimin tentam melhorar as imagens junto a população da região Nordeste. Para isso, os dois políticos aproveitam as obras da transposição do São Francisco para se aproximarem dos nordestinos. A pauta positiva foi sugerida a Temer pelo Planalto e o presidente já começou a percorrer diversos estados brasileiros em busca de aceitação.

A reprovação ao governo Michel Temer aumentou sete pontos percentuais de outubro para cá, segundo pesquisa realizada pelo instituto MDA por encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). No total dos entrevistados, 44% avaliam de forma negativa a administração do peemedebista (eram 37% em outubro), 39% os que consideram regular (eram 36%) e 10% os que avaliam como positivo (contra 15% no levantamento anterior). Temer já esteve no Nordeste inaugurando a terceira estação de bombeamento do eixo leste do projeto de transposição do Rio São Francisco, na cidade de Floresta, em Pernambuco.

A nova estrutura impulsiona a água por mais 60 quilômetros, rumo a Paraíba. Com investimentos da União de R$ 87 milhões, a estação receberá a água vinda do reservatório de Mandantes e elevará a uma altura de 63,5 metros.

Na sequência, Temer participou da inauguração do campus de Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. A unidade conta com 5,6 mil metros quadrados, 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório, refeitório, anfiteatro e ginásio poliesportivo, todos respeitando os critérios de acessibilidade.

Alckmin estará em Monteiro

Quem também deve desembarcar na Paraíba é o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB). O tucano vai acompanhar o ministro Helder Barbalho em mais uma visita às obras da transposição entre os municípios de Sertânia, no Pernambuco, e de Monteiro. A confirmação da vinda do governador ainda está para ser confirmada, mas é quase certa.

O governador de São Paulo, cotado para disputar a Presidência da República nas eleições do próximo ano, chegou a emprestou bombas para combater a seca nos estados da Paraíba e Pernambuco. O equipamento, que consiste em quatro conjuntos de bombas flutuantes, cada um com capacidade de bombear até 2.000 litros de água bruta por segundo, foi cedido ao Ministério da Integração Nacional.

Relacionadas