sexta, 22 de janeiro de 2021

Política
Compartilhar:

Suplentes deixam Câmara de João Pessoa mais cedo

Alexandre Kito / 23 de janeiro de 2018
Foto: NALVA FIGUEIREDO
A determinação do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), para que os auxiliares, que pretendem disputar as eleições deste ano, deixem a gestão até o dia 31 deste mês, deve trazer mudanças na Câmara Municipal da Capital e na Assembleia Legislativa (ALPB). Os vereadores Helton Renê e Durval Ferreira - que têm pretensões de concorrer no pleito – além do deputado estadual Jutay Meneses (PRB), devem deixar a administração municipal para voltar as Casas legislativas.

O retorno tira de ‘cena’, antes da data prevista (7 de abril), da Câmara os suplentes Carlão (PSDC) e Helena Holanda (PP) e da Assembleia, o suplente Emano Santos (Podemos).

Helton Renê tem pretensões de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa e já foi questionado pelo prefeito Luciano Cartaxo sobre a possibilidade de se desincompatibilizar de suas funções na gestão municipal. Durval Ferreira estuda participar do pleito disputando uma vaga na Câmara Federal, e por isso deve deixar o cargo.

Luciano Cartaxo (PSD) determinou que os secretários que tenham pretensões de participar das eleições deixem as pastas até o dia 31 de janeiro. Com a decisão, dos 24 secretários da prefeitura, nove devem entregar seus cargos. O prazo poderia ser até o mês de abril, segundo o calendário eleitoral. Mas, segundo o secretário de Comunicação do município, Josival Pereira, a medida foi antecipada para que os novos gestores tenham tempo para planejar ações e não atrasar programas que estão em andamento.

“Isso vai permitir a gestão planejar o seu cronograma de ações nas secretarias e serve para que os novos gestores possam se organizar para planejar e traçar metas, já nesse primeiro momento. É uma forma de fazer com que a administração não sofra com a interrupção de algum programa. O prefeito tem se preocupado com a gestão pública de João Pessoa”, disse o Josival Pereira.

Quem permanece confortável, por enquanto, é Marmuthe Cavalcanti (PSD), que está no lugar da tucana Eliza Virgínia, que atualmente está ocupando uma vaga no Legislativo Estadual. O prefeito está avaliando seu secretariado para definir quantos gestores precisarão ser substituídos.

Jutay Meneses pediu licença no Legislativo Estadual após determinação do Prefeito da Capital. “Eu assumi a Secretaria de Esporte do município porque foi um pedido do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD). Olenka Maranhão, que já ocupou mandatos na Casa, atualmente é suplente e também pretende retornar as atividades parlamentares.

Relacionadas