segunda, 23 de novembro de 2020

Política
Compartilhar:

Seis paraibanos já confirmaram presença no julgamento de Eduardo Cunha

Adriana Galvão / 08 de setembro de 2016
Foto: Divulgação
Até o meio dia desta quinta-feira (08) seis deputados federais paraibanos haviam confirmado presença na sessão da próxima segunda-feira (12) que decidirá se Eduardo Cunha (PMDB-RJ) perde ou não o mandato. São eles: André Amaral (PMDB), Benjamin Maranhão (SD), Efraim Filho (DEM), Luiz Couto (PT), Manoel Júnior (PMDB) e Wilson Filho (PTB). Eles representam metade da bancada paraibana na Câmara Federal. Os outros seis não tinham confirmado.

O esvaziamento da sessão é um dos objetivos de Cunha para evitar a perda do mandato. Em favor dele pesa o fato da segunda-feira ser um dia de muitas ausências no plenário. Outra manobra do ex-presidente da casa foi desaparecer para não receber a notificação oficial, o que obrigou a presidência da Câmara a publicar nessa quinta-feira (8) um edital no Diário Oficial da União. A sessão está marcada para as 19 horas.

Cunha é acusado de ter omitido a existência de contas bancárias no exterior e foi essa acusação que motivou o pedido de cassação dele. Mas o deputado carioca ainda é réu em duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) e alvo de ao menos outros cinco inquéritos na mais alta corte do país. Ele nega as irregularidades e se diz vítima de perseguição do Ministério Público Federal.

A Câmara Federal é representada por 513 parlamentares e serão necessários 257 votos para que seja aprovado o parecer do Conselho de Ética que pede a cassação do mandato de Cunha. Para acompanhar a intenção de participação desses deputados na sessão de cassação, oCongresso em Foco, site jornalístico que faz cobertura apartidária do Congresso Nacional, colocou no ar desde a segunda-feira (5) um link que mostra quem já confirmou presença. Para conferir quem já disse “sim” é só clicar em http://congressoemfoco.uol.com.br/julgamento_eduardo_cunha/.

CONFIRMARAM:

André Amaral (PMDB)

Benjamin Maranhão (SD)

Efraim Filho (DEM)

Luiz Couto (PT)

Manoel Júnior (PMDB)

Wilson Filho (PTB)

A CONFIRMAR:

Aguinaldo Ribeiro (PP)

Damião Feliciano (PDT)

Hugo Motta (PMDB)

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Rômulo Gouveia (PSD)

Wellington Roberto (PR)

Relacionadas