segunda, 23 de outubro de 2017
Política
Compartilhar:

Secretários têm até sábado para deixarem os cargos e disputarem eleições

Rammom Monte e Giovannia Brito / 31 de março de 2016
Foto: Divulgação
O prazo de desincompatibilização para os secretários municipais e estaduais que pretendem disputar o cargo de vereador nas eleições deste ano está acabando. Aqueles que querem concorrer a uma vaga nas Câmaras Municipais têm até o dia 2 de abril para deixar a cadeira que ocupam. Já se o gestor tenha intenção de pleitear o cargo de prefeito, ele tem até o início do mês de junho para permanecer atuando na secretaria.

Em João Pessoa, alguns nomes que figuraram nesta lista são os dos secretários Helton René (PC do B), Marcus Vinícius (PSDB), Durval Neto e Milanez Neto. Porém, vale ressaltar que Durval Neto, que já deixou seu cargo, só deverá entrar no pleito, caso seu pai, o vereador e presidente da Câmara de João Pessoa, Durval Ferreira (PP) dispute o pleito como vice-prefeito em alguma das chapas concorrentes.

Quem já confirmou na Capital que deixará o cargo nesta sexta-feira (01) foi o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira. Ele se desincompatibiliza para disputar um mandato de vereador em João Pessoa este ano. Durval Neto também já deixou a pasta.

Em Campina Grande

Dois secretários do governo do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) estão deixando suas pastas para concorrerem ao cargo de vereador. Os secretários Jóia Germano, da Chefia de Gabinete, e da Cultura, Lula Cabral, estão se desincompatibilizando para tentar emplacar novos mandatos na Câmara de Campina Grande.

Lula Cabral, que recentemente ingressou no PMB, apresentou a carta de afastamento ao prefeito Romero nesta quinta-feira (31) à tarde. Ele está no seu segundo mandato e vai para a quinta campanha eleitoral. “Após um período colocando em prática vários projetos de cultura, chegou a hora de dar um tempo e cair em campo para tentar a minha reeleição. Saiu com o sentimento de dever cumprido, mas também com a vontade de ainda colaborar com a cultura do nosso município”, destacou.

O prefeito também terá que encontrar um substituto para a Chefia de Gabinete, com a saída de Joia Germano. Ele entregou ontem o cargo e tentar conseguir votos para o seu quarto mandato. “Vamos partir para nossa quarta campanha com a confiança de termos feito um bom trabalho pelos campinenses”, declarou. Com isso, sai do parlamento campinense, Aragão Júnior (PTB).

Romero informou que ainda não escolheu os novos secretários, mas que deverá tomar essa medida até a próxima segunda-feira. Até o dia 2 de junho outros 20 auxiliares do tucano, do segundo escalão, deverão sair para concorrer à eleição.

Confira alguns secretários que devem disputar as eleições

Secretários municipais de João Pessoa

- Helton René (é vereador e está como secretário de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon)

- Marcus Vinícius (é vereador e está como secretário de Comunicação)

- Durval Neto (adjunto do Instituto de Previdência)

- Milanez Neto (Coordenador do Patrimônio Cultural)

- Pedro Coutinho (é vereador e está secretário do Instituto de Previdência)

Secretários Municipais de Campina Grande

- Joia Germano (é vereador e estava como chefe de Gabinete)

Secretários Estaduais   

- Tibério Limeira (Juventude, Esporte e Lazer)

- Márcia Lucena (presidente da Funesc)

- João Azevedo (Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia)

- Lenildo Morais (secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido)

Relacionadas