sexta, 18 de setembro de 2020

Política
Compartilhar:

Ricardo Coutinho cogita acionar justiça para reverter rebaixamento

Rammom Monte / 24 de outubro de 2016
Foto: Rafael Passos
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou nesta segunda-feira (24) que poderá acionar a justiça para reverter a decisão do Ministério da Fazendo que rebaixou o Estado no ranking Tesouro Nacional, passando de B- para C+. Na prática, com o rebaixamento, a Paraíba fica impedida de contrair empréstimos internacionais. Para o governador, o interesse coletivo não pode ser prejudicado.

“Se não houver sensibilidade por parte do governo federal, uma demanda judicial precisar ser feita. O interesse coletivo não pode ser prejudicado, o Estado precisa ter recursos. Não estou pedindo dinheiro ao governo federal, eu estou pedindo o direito, como o governador, que a Paraíba assuma novos financiamentos para gerar novos investimentos para sair da crise. Não se sai de crise encolhendo e sim investindo”, disse.

Além de criticar o rebaixamento, o governador disse ainda que a Paraíba tem condições de arcar com o pagamento de empréstimos.

“Temos capacidade de pagar. Nossa folha está acima do limite, porque cresceu em função da queda do FPE, não foi em função de erros nossos. O financiamento quem vai pagar é o Estado, como paga todos os outros. A Paraíba está muito melhor hoje do que estava no inicio dos anos 2000, está muito melhor e não podemos ser penalizados”, finalizou.

Relacionadas