terça, 21 de maio de 2019
Política
Compartilhar:

Prefeitura de Cabedelo será disputada por 4 candidatos

Adriana Rodrigues / 15 de janeiro de 2019
Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE/Fotos Públicas
A disputa pelo mandato tampão da Prefeitura de Cabedelo deverá contar com quatro candidatos à Eleição suplementar, marcada para 17 de março pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O prazo das realizações das convenções partidárias para as definições de candidaturas e coligações se encerrou no domingo com os seguintes nomes homologados: O do prefeito interino Victor Hugo (PRB); o da ex-primeira-dama Eneida Régis (PSD); o do vereador José Eudes (PTB) e do presidente do Psol de Cabedelo, Marcos Patrício (PSOL), que devem iniciar a campanha eleitoral no próximo dia 24.

A primeira convenção realizada foi a de Vitor Hugo, que ocorreu no sábado, pela manhã, no Cabedelo Clube, com a presença de várias lideranças, dentre elas o deputado federal e senador diplomado Veneziano Vital do Rêgo, a deputada estadual reeleita Estela Bezerra e deputado João Gonçalves, todos do PSB. As presenças do governador João Azevêdo (PSB) e do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) chegaram a ser anunciadas por Vitor Hugo, mas as lideranças socialistas não compareceram. Participaram do evento, entretanto, o senador eleito Veneziano Vital do Rego (PSB).

A chapa que será encabeçada pelo prefeito interino, tem como candidato a vice-prefeito o ativista cultural Aguinaldo Silva (PSB), e contará com a coligação formada pelo PRB, DEM, MDB, PROS, PDT e PSB.

Candidata do PSD. Já o PSD confirmou o nome da ex-primeira dama Eneida Regis como candidata a prefeita, tendo como candidato a vice-prefeito o vereador Janderson Brito (PSDB). Eneida é esposa do ex-prefeito de Cabedelo, José Régis, que comandou o município até 2012 e disputou o cargo de prefeita na eleições de 2016. A convenção do PSD/PSDB também foi realizada no Cabedelo Clube, só que no domingo. Além dos presidentes estaduais das duas legendas que encabeçam a chapa, Eva Gouveia (PSD) e Ruy Carneiro (PSDB), também estiveram presentes no evento lideranças como prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB) e a vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PSDB).

Nome homologado. Quem também teve o nome homologado para disputa foi vereador José Eudes, pelo PTB, com o apoio do Podemos e do PT. A convenção aconteceu na Gouver Recepções, também no domingo. Eudes terá o jornalista Paulo Nogueira (Podemos), como companheiro de chapa.

Aliança. O PSOL também realizou convenções conjunta com o PCdoB, e aprovou o nomes de Marcos Patrício (PSOL) e Françualdo Alves (PCdoB) como candidatos a prefeito e vice-prefeito,respectivamente. O evento das duas legendas foi realizado no Espaço Camboa, em Camalaú, Cabedelo. O presidente estadual do PSOL, Tárcio Teixeira, destacou que Marcos tem preparo para liderar Cabedelo. “Sem dúvida, é o melhor e mais preparado, além de ser o único sem nenhuma relação com a operação Xeque-mate”, argumentou.

Próximas etapas. Com o fim do prazo das convenções, os partidos que definiram candidaturas têm até o próximo dia 23, às 19h, para efetuar o registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Já a campanha eleitoral, terá início no dia 24, conforme estabelece o calendário eleitoral do pleito.

O processo eleitoral para a escolha do novo prefeito e vice-prefeito de Cabedelo está sendo organizado pela Corregedoria Regional do TRE-PB, que tem à frente o desembargador José Ricardo Porto, vice-presidente Corte Eleitoral e corregedor eleitoral.

Segundo a Resolução, caso o Partido ou a Coligação não requeira o registro, os candidatos têm até as 19h do dia 28 de janeiro para requererem seus registros perante o Cartório da 57ª Zona Eleitoral. A Propaganda Eleitoral terá início a partir do dia 24.

Relacionadas