sexta, 22 de janeiro de 2021

Política
Compartilhar:

Prefeito e Vice de cidade do Sertão da PB são cassados

Adriana Rodrigues / 20 de janeiro de 2018
Foto: Divulgação
O prefeito Curral Velho, Joaquim Alves Barbosa Filho, o Filhinho (PSDB), e o vice, Manoel Estrela (PTB), tiveram os mandatos cassados, por suposta prática corrupção eleitoral e de abuso de poder econômico nas eleições de 2016.

A decisão foi do juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, que julgou procedente uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), de autoria do candidato a prefeito derrotado Taciano Luis Barbosa Dinis, conhecido como Taciano Carnaúba (PR) e a coligação “Curral Velho merecer atenção e respeito”.

Além da cassação dos mandatos dos eleitos determinou a realização de novas eleições para escolha dos gestores da cidade, e o encaminhamento de ofício ao presidente da Câmara Municipal, Cleonaldo Leite (PSD), para declarar a vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito. O presidente da Câmara irá assumir provisoriamente o cargo de prefeito até que seja feita a diplomação e posse dos novos eleitos.

De acordo com a sentença do juiz, os impugnados foram acusados de contratações indiretas e irregulares de eleitores, realização de exames e cirurgias com fins eleitoreiros e irregularidades na arrecadação e gastos de campanha. A prática dos crimes teria beneficiado as candidaturas para os cargos de prefeito e vice nas eleições de 2016.

Relacionadas