sábado, 05 de dezembro de 2020

Política
Compartilhar:

Pré-candidatos percorrem mais de 400 km para pedir bênçãos

André Gomes / 14 de junho de 2018
Foto: Divulgação
A tradicional festa de Santo Antônio no município de Piancó atraiu diversos pré-candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, à Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Todos com o mesmo objetivo, estarem mais perto de lideranças, dos eleitores e para fazer um pedido importante, serem eleitos em outubro.

Por Piancó passaram o senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, José Maranhão (MDB); a deputada estadual e possivelmente pré-candidata ao Senado, Daniella Ribeiro (Progressistas); o vice-prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Senado, Manoel Junior; o deputado federal e pré-candidato a reeleição, Pedro Cunha Lima (PSDB); e o deputado estadual e pré-candidato a reeleição, Tovar Correia Lima (PSDB).

“Participamos desse momento de fé e confraternização, na missa de Santo Antônio, em Piancó. Estivemos com muitos políticos e lideranças e conversando com a população. Ainda aproveitamos um café na manhã recheado na casa do prefeito Daniel Galdino”, disse o senador José Maranhão.

A deputada Daniella Ribeiro também destacou a presença na missa de Santo Antônio por meio das redes sociais. Cotada para compor a chapa com o senador José Maranhão, a parlamentar disse apenas que o seu partido ainda mantém diálogos com todos os pré-candidatos ao Governo do Estado.

A festa de Santo Antônio virou alvo de peregrinação dos políticos na década de 1970 por meio do ex-senador Rui Carneiro, que era devoto e morreu em 1977. Informações dão conta de que a imagem do santo que hoje é venerada na Igreja Matriz de Piancó foi doada pela família Carneiro. Em 1977, o ex-senador foi ao município pela última vez.

Registros mostram que nas décadas de 1980 e 1990, a festa de Santo Antônio era disputada pela classe política. Políticos como Tarcísio Burity (governador duas vezes), Humberto Lucena (senador por vários mandatos), José Maranhão (ex-deputado, ex-governador e senador atualmente), Cássio Cunha Lima (ex-deputado, ex-governador e senador atualmente), Cícero Lucena (ex-senador e ex-governador), Antônio Mariz (ex-senador e ex-governador) sempre fizeram questão de participar das festividades ao santo.

Em 2010, o então pré-candidato ao Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), também esteve nas festas de Santo Antônio sendo apresentado por meio do senador Cássio Cunha Lima. Hoje a festa de Santo Antônio é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba, por meio de uma Lei.

Relacionadas