quarta, 02 de dezembro de 2020

Política
Compartilhar:

Pré-campanha do PMDB debate saúde no seminário “Pensando João Pessoa”

Adriana Rodrigues / 23 de janeiro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
O PMDB iniciou ontem, à tarde, os preparativos para a disputa eleitoral deste ano e a pré-campanha pela prefeitura da Capital, com a realização do seminário “Pensando João Pessoa”, que tem o objetivo de consolidar um programa de governo para cidade, no qual a questão Saúde foi colocada como primeiro tema em pauta para discussão.

O evento, que foi realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), é uma promoção da Fundação Ulysses Guimarães e do PMDB Jovem, sob a coordenação do deputado federal Manoel Junior, pré-candidato a prefeito pelo partido e presidente do PMDB em João Pessoa. Além disso, faz parte da série de seminários para discutir outros temas referentes à gestão pública da Capital, entre eles Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Cultura, Turismo, Cidades Inteligentes.

De acordo com Manoel Junior, com os seminários o partido entra em uma nova fase da pré-campanha à Prefeitura de João Pessoa, ressaltando que fez questão de iniciar as discussões pelo tema que foi apontado como o mais grave da gestão municipal. Durante o seminário houve palestras com secretário nacional de atenção à saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame; Geraldo Almeida, do CRM-PB; Joana Batista, presidente da Federação Nacional de Odontologia e o médico Petrucio Sarmento, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

SUS. O secretário Alberto Beltrame abordou todo o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), desde a criação pela Constituição Federal de 88, até os dias de hoje. Ele enfatizou que apesar dos problemas, o sistema é o mais completo do mundo e que garante cobertura a mais de 72% da população. Ele também ressaltou, que quando o serviço foi implantado em 86, apenas 20% dos municípios possuíam secretarias municipais de saúde, hoje elas estão presentes em todos os municípios brasileiros.

Relacionadas