Os partidos políticos na Paraíba começam a definir suas direções estaduais e municipais para dar início ao processo de organização com vistas às eleições municipais do próximo ano. Depois do Democratas e do Progressistas escolherem os comandos em João Pessoa, é a vez do PSDB escolher sua Executiva Estadual amanhã, tendo o comando do deputado federal Pedro Cunha Lima. Até o final do mês, o deputado Ruy Carneiro assume a direção da legenda na Capital.
O deputado Pedro disse que está tendo a oportunidade de assumir a direção do PSDB para fazer um trabalho conjunto. Para Pedro, vivemos um momento na política muito mexido e ele garante compreender toda a revolta da população, bem como o desgaste que a política tem atravessado.
Sobre o processo eleitoral, Pedro disse que o PSDB vai trabalhar para ter candidatura própria tanto em João Pessoa como em Campina Grande e nas mais variadas cidades do Estado. “O partido quer crescer e vai trabalhar para isso, agora estamos em um campo político que também inclui outras legendas, então a gente não vai se isolar na posição de bater o pé e dizer que o candidato tem que ser nosso. Essa conversa ditatorial não combina com nosso estilo. Vamos fazer a nossa parte para que vários nomes competitivos tenham a chance de disputar e vencer a eleição, mas essa conversa só será aprofundada no próximo ano quando é o momento de fazer esse debate”, afirmou o deputado ao programa Correio Debate, da 98 FM.
Questionado se seu nome estaria a disposição do PSDB para disputar a prefeitura de Campina Grande, Pedro disse que vem trabalhando para isso. “Mas temos que observar a liderança do prefeito Romero Rodrigues e seu apoio que conta muito numa candidatura, pelo trabalho desenvolvido e pela seriedade”, observou.
Na quinta-feira, o Progressistas escolheu Vaulene Rodrigues para assumir o comando em João Pessoa. O nome dela será homologado na convenção que será realizada pelo partido nos próximos dias, mas já passou a atuar na nova missão, para a qual foi designada pelo presidente do partido na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, e pela senadora Daniella Ribeiro (cuja campanha vitoriosa coordenou em João Pessoa), e também será a responsável pelas articulações da legenda para as eleições de 2020.
De acordo com Vaulene, ela aceitou o convite para assumir a presidência do Progressistas na Capital com o compromisso de realizar um trabalho voltado para o crescimento do partido e a ocupação de espaços estratégicos.
A presidência do Progressistas em João Pessoa vinha sendo exercida há anos pelo vereador licenciado e atual secretário de Ciência e Tecnologia, Durval Ferreira, mas a mudança se deve ao novo momento em que o partido está vivendo e à necessidade de ampliar suas bases e processo de fortalecimento para disputa eleitoral do próximo ano.
Definição. O Democratas foi outro partido que já definiu suas direções da Executiva Estadual e do diretório de João Pessoa e já garantiu que o partido irá lançar chapa para a Prefeitura da Capital. “O DEM está cuidando dele, de seu fortalecimento, de seu projeto próprio. A construção de alianças será feito no momento correto, e temos aqui quadros técnicos e políticos para disputar a eleição”, afirmou o deputado estadual e presidente da legenda, Felipe Leitão.