segunda, 17 de junho de 2019
Política
Compartilhar:

Parlamentares novatos querem novo tom para Assembleia

André Gomes e Adriana Rodrigues / 18 de janeiro de 2019
Foto: Divulgação/ALPB
Novos deputados começaram a questionar a disputa ferrenha para a composição e eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Eles defendem o debate de temas de interesse da população e construção de uma agenda propositiva para o Legislativo Estadual.

A parlamentar socialista Pollyanna Dutra destaca que a Casa de Epitácio Pessoa tem um papel importante na vida da população e precisa discutir temas que aflijam o paraibano e ações que provoquem transformação na vida das pessoas.

Pollyanna observa que é importante ressaltar que as práticas antigas representaram a falência de alguns políticos.

Para ela, a população mostrou nas urnas que quer mudança de postura. “Estamos preocupados em pautar o que realmente interessa a nossa Paraíba e não estamos achando espaço para tal discussão. Não se fala em outra coisa a não ser a eleição da Mesa da ALPB. Precisamos restabelecer conexões com a sociedade já que a Casa é do povo e o povo está exigindo renovação desses espaços”, afirmou.

Outro novato que anda incomodado com o amplo espaço dado à eleição da Mesa Diretora, deixando de lado temas que realmente importam, é Chió (Rede). Ele defende a construção de uma agenda positiva e realização de encontros para debater problemas e soluções para a Paraíba. “Os encontros e conversas giram em torno de eleição. Precisamos mudar essas práticas, acabar com essa disputa e debater o que realmente importa”, falou.

Chió lembrou que os deputados ocupam mandatos que foram conferidos pela população e, por isso, têm a obrigação e o dever de atuar e trabalhar pelo bem comum. “Aqui estamos para ecoar a voz do povo e para a população pouco importa quem vai ocupar Mesa Diretora da Assembleia. Os paraibanos querem ações efetivas e transformadoras”, afirmou.

O deputado estadual diplomado Cabo Gilberto Silva (PSL) disse ontem, que não está preocupado com a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nem com o posicionamento de A ou de B, mas em resolver os problemas da Paraíba, a partir de sua posse, como parlamentar, no próximo dia 1º de fevereiro.

De acordo com Cabo Gilberto, os problemas da Paraíba são muitos e gravíssimos. “Tem gente morrendo de fome, morrendo de sede. A segurança pública está um caos, o que afeta diretamente os serviços de saúde, educação. A minha preocupação maior é esta”, declarou o futuro deputado estadual.

Atuação será com a base



Cabo Gilberto vai integrar a bancada de oposição e já vem participando de reuniões para manter uma atuação conjunta com a base que vai atuar. Inclusive adiantou, que em relação a eleição da Mesa vai tomar uma posição conjunta com os 12 deputados que vão integrar a bancada de oposição. “Os nomes que a maioria escolher eu vou votar para presidir a Casa no 1º e 2º biênios”, declarou.

Eleito com 23.273 votos, Cabo Gilberto criticou a interferência do Poder Executivo no Legislativo. “Eu entendo, que a Assembelia Legislativa da Paraíba por ser um Poder independente não pode ser puxadinho do Palácio da Redenção. Vou lutar com todas as forças que eu tenho para evitar que a Assembleia continue ser um puxadinho do Governo, e seja um Poder independente como determina a Constituição Federal”, declarou.

Cabo Gilberto disse ainda, que suas bandeiras de luta na Casa será em defesa de uma segurança pública mais eficiente e a equiparação de salários entre policiais militares da ativa. “Minha prioridade é a segurança pública. Ninguém resolve nada sem segurança. Sem segurança pública nenhum serviço essencial funciona. Minha primeira missão será colocar a segurança pública no rumo certo. Não da forma que é hoje, que o ex-governador Ricardo Coutinho tratou a segurança pública com chicote e cipó de boi”, desabafou.

Boa relação interpoder



O secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Lucélio Cartaxo, recebeu na manhã de ontem o deputado estadual Wallber Virgolino (PATRI), onde foram discutidas propostas que melhorem a relação do Executivo Municipal com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). No encontro, Lucélio ressaltou a importância de unir forças entre os poderes para promover melhorias no dia a dia da população.

“A nossa gestão busca unir, conversar com os poderes para criar parcerias que melhorem a qualidade de vida da população. Wallber Virgolino é uma das lideranças fortes da próxima legislatura e sem dúvidas estará ao nosso lado na busca por mais ações e políticas em benefício da cidade de João Pessoa”, disse Lucélio Cartaxo.

Wallber Virgolino afirmou que espera trabalhar ao lado da gestão municipal, em busca de uma João Pessoa ainda mais forte.

“Estamos aqui para reafirmar o apoio à gestão municipal e estreitar relação para buscar melhorias para nossa cidade. O que for importante para a Capital paraibana será importante para a Paraíba, por isso estamos aqui, ouvindo pessoas experientes, como Lucélio, para nos ajudar na tomada de decisões, sempre buscando atender ao povo”, pontuou.

Relacionadas