quinta, 26 de novembro de 2020

Política
Compartilhar:

Paraíba ocupa 10º lugar no ranking de competitividade

Alexandre Freire / 23 de novembro de 2017
Foto: Reprodução
A Paraíba ocupa a 10ª posição no ranking nacional de competitividade e aparece na liderança quando o cenário é a região Nordeste. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (22) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) durante solenidade realizada no Palácio da Redenção, no Centro da Capital.

De acordo com a presidente do CLP, Luana Tavares, esse resultado foi possível graças aos avanços conquistados pelo estado em várias áreas do Governo ao longo do ano passado. Ela explicou que apesar desse crescimento, áreas como infraestrutura, sustentabilidade social e eficiência da máquina pública precisam avançar ainda mais. “O mais relevante nos dados da Paraíba foram os dados em segurança pública. A Paraíba teve uma crescente de colocações dentro desse pilar. Os pilares fiscais, na questão de infraestrutura, apesar de terem crescentes, ainda são desafios e sustentabilidade social, onde temos número grande de indicadores e peso para o ranking, ainda tem muitos avanços a serem feitos”, enfatizou.

Equilíbrio fiscal

O governador Ricardo Coutinho celebrou os números e lembrou que não é fácil construir indicadores positivos em um cenário econômico adverso como o que está sendo vivenciado, com paralisação do aumento de receita por três anos consecutivos. Para ele, o grande desafio da Paraíba foi poder alcançar esses indicadores sem paralisar os investimentos e as obras que estão sendo tocadas em todo o Estado. “Hoje a Paraíba vive um equilíbrio fiscal e financeiro, diferentemente do que aconteceu no passado, mas é preciso lembrar que o estado só gasta aquilo que pode pagar. Até porque não existe fábrica para produção de dinheiro”, disse.

Ricardo citou os investimentos feitos na Educação e anunciou que no próximo ano 30% do ensino médio será integral. Outra área que mereceu destaque nesse levantamento, segundo ele, foi a saúde, que em breve ganhará dois importantes centros de saúde: o Hospital Metropolitano de Santa Rita e o Hospital de Oncologia de Patos.

Relacionadas