quarta, 25 de novembro de 2020

Política
Compartilhar:

Ministro Marcelo Navarro toma posse na Academia de Letras do RN

Adelson Barbosa dos Santos / 20 de janeiro de 2016
Foto: Assuero Lima
O ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), será empossado hoje na cadeira 39 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em Natal. O ministro assumirá a vaga que foi ocupada pelo poeta Antônio Damasceno Bezerra.

Marcelo Navarro Ribeiro Dantas é natalense e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Depois, seguiu uma exitosa carreira jurídica que, segundo pessoas mais próximas a ele, lembra a trajetória de seu pai, Múcio Vilar Ribeiro Dantas, que foi procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN).

O magistrado atuou por mais de 12 anos como procurador da República no Rio Grande do Norte. Em seguida, foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Rcife. Assumiu em dezembro de 2003. No dia 30 de setembro do ano passado, ele assumiu a vaga de ministro do STJ

Marcelo Navarro Ribeiro Dantas tem mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ainda é professor de cursos de graduação e pós-graduação na UFRN e no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Uni-RN).

Também é professor de Filosofia do Direito e de Processo Civil. Ele ainda lecionou na Universidade Potiguar, entre os anos de 1987 e 2003. Tem vários artigos e livros publicados, a exemplo de “Mandado de Segurança – Legitimação Ativa” e “Reclamação Constitucional no Direito Brasileiro”. Os dois livros foram publicados, respectivamente, pelas editoras Saraiva (São Paulo, 2000) e Sergio Fabris (Porto Alegre, 2000).

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas