quinta, 26 de novembro de 2020

Política
Compartilhar:

Licença de Mineral para posse de Eliza é vista como aceno para parcerias

Adriana Rodrigues / 26 de junho de 2018
Foto: Reprodução
O deputado estadual Antônio Mineral (PSB) licenciou-se do mandato por 123 dias, e abriu espaço para que a vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) assumisse a titularidade do mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), desde essa segunda-feira (25), conforme atos da Mesa Diretora da Casa, publicados no Diário do Poder Legislativo (DPL), dessa segunda (25).

O pedido de licença do parlamentar, que integra a base do governador Ricardo Coutinho (PSB), fez com os rumores de uma aliança política entre Progressistas e a pré-candidatura de João Azevedo (PSB) ao Governo do Estado aumentassem, com a possibilidade de ocupação na chapa majoritária, em uma das duas vagas destinadas ao Senado. Uma delas já é ocupada pelo deputado federal Veneziano Vital, que se filiou ao PSB para concorrer ao cargo este ano.

Conforme o ato publicado no DPL, dos 123 dias da licença de Antônio Mineral, três dias serão destinados para tratamento de saúde e os demais para resolver questões de interesse particular. Em outro ato, a Mesa da ALPB convoca a suplente Eliza Virgínia para ocupar a titularidade do cargo de deputada no período da licença do titular.

Eliza Virgínia foi procurada para falar sobre o assunto, mas ficou surpresa com o pedido de licença, e pediu para se informar com o colega, e depois não atendeu mais as nossas ligações.

No final de abril houve articulação para que Eliza Virgínia retornasse à ALPB com um pedido de licença de Daniella Ribeiro (Progressistas), que iria se afastar para tratar da organização dos seminários do seu partido visando as eleições deste ano. Mas o pedido de licença não prosperou, após ter sido amplamente divulgado.

O nome da deputada Daniella Ribeiro tem sido apontado como provável indicação progressista ao Senado, inclusive tendo comentários positivos nesse sentido de membros do seu partido, de aliados da oposição e até pelos apoiadores de Ricardo Coutinho.

A própria Daniella afirmou que está disposta a encarar a disputa ao Senado. Para ela, a coragem faz parte de sua trajetória de vida e que não se furtaria de encarar o desafio caso seja indicada pelo Progressistas. Nessa segunda (25), porém, a deputado não foi localizada para comentar o gesto do PSB.

O presidente estadual do Progressistas, Enivaldo Ribeiro, também não foi localizado.

Sede será inaugurada no próximo dia cinco

O presidente da Assembleia, deputado Gervásio Maia (PSB), confirmou a entrega, no dia 5 de julho, das obras do prédio sede do Poder Legislativo paraibano.

Maia afirmou aindaque o primordial da obra, além de acomodar melhor os servidores, foi garantir a permanência da sede do Poder Legislativo na Praça dos Três Poderes. “Além de promover uma modernização da Casa, a reforma vai garantir a permanência da Assembleia na Praça dos Três Poderes”, destacou.

O presidente destacou que as obras realizadas no subsolo e parte do térreo da Casa contemplou também a implantação de salas para reuniões simultâneas das comissões temáticas e entrevistas. “É uma reforma muito importante para a Assembleia. Irá dinamizar as atividades da Casa. Ganharemos muito com isso e prestaremos o melhor serviço possível aos paraibanos”, afirmou.

Meirelles agenda visita à Paraíba

Mais um pré-candidato à Presidência da República deve cumprir agenda na Paraíba, para se reunir com lideranças locais e prestigiar os festejos juninos de Campina Grande. Trata-se do presidenciável pelo MDB Henrique Meirelle, ex-ministro da Fazenda, que está com agenda programada para visitar João Pessoa e Campina Grande na sexta-feira.

Os detalhes da agenda de Henrique Meirelles ainda estão sendo definidos, nem a direção do MDB da Paraíba teve confirmação anda da visita, que está para ser fechada até esta quarta-feira (27).

A previsão inicial é de que ele desembarque em João Pessoa na sexta-feira, para se reunir com a direção estadual do seu partido, que é comandada pelo senador José Maranhão, pré-candidato a governador, e lideranças locais.

Nessa segunda (25), o senador foi chamado a uma reunião em Brasília. Apesar do senador e nem sua assessoria confirmar o motivo da convocação, especula-se que o tema tenha sido um acerto da agenda do presidenciável emedebista na Paraíba.

De acordo com a assessoria de Meirelles, após a passagem pela Capital, o presidenciável seguirá para Campina Grande, onde deve participar da programação do Maior São João do Mundo, no Parque do Povo, e se reunir com lideranças do MDB em Campina Grande, que foi esvaziado com a saída do deputado federal Veneziano Vital do Rego e seus aliados. AR

Aniversário do TRE será de homenagens

Os 73 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral na Paraíba serão comemorados nesta terça-feira (26), às 16h, no TRE-PB, com homenagens a magistrados e servidores que prestaram relevantes serviços à Corte Eleitoral paraibana. Outorga das homenagens ocorrerá em solenidade comandada pelo presidente do TRE-PB, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, na sala de sessões da Corte, com presença de autoridades.

Serão homenageados com a comenda de Alta Distinção da Justiça Eleitoral Paraibana “Desembargador Flodoardo Lima da Silveira”, maior honraria da Corte: o desembargador José Aurélio da Cruz, corregedor geral do TJPB e ex-presidente do TRE; a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do TRE-PB; e o defensor público Sylvio Pelico Porto Filho, que compôs a Corte como juiz membro na categoria de jurista, que também atuou como ouvidor eleitoral. AR

Relacionadas