terça, 24 de novembro de 2020

Justiça
Compartilhar:

TRE inaugura Fórum da 10ª Zona Eleitoral em Guarabira

Alexandre Kito / 24 de setembro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
O Fórum da 10ª Zona Eleitoral foi inaugurado nessa sexta-feira (22) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em Guarabira. O prédio recebeu o nome do Desembargador Sylvio Pelico Porto. Já a sala de audiências da unidade judiciária foi denominada Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti, ex-deputado e jurista filho da terra.

O evento contou com a presença de representantes da Justiça e autoridades políticas que prestigiaram a abertura da nova sede, construída para atender as necessidades da região.

A solenidade foi conduzida pelos presidentes do TRE-PB, o desembargador José Aurélio da Cruz, e do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT).

José Aurélio da Cruz ressaltou a importância de se avaliar a situação dos cartórios eleitorais em todos os municípios para que sejam feitas melhorias. Segundo ele, o objetivo da nova sede é propiciar melhores condições de trabalho aos servidores da Justiça Eleitoral e mais comodidade no atendimento ao público.

O desembargador Marcos Cavalcanti parabenizou a iniciativa do TRE e afirmou que no período em que presidiu a Corte colaborou para que o prédiorepartição pudesse ter sido construída.

A obra foi orçada em R$ 696 mil e atenderá também os municípios de Araçagi e Pilõezinhos, totalizando 55.884 eleitores que serão beneficiados. A juíza eleitoral de Guarabira, Hígia Antônia Porto, elogiou a estrutura física do lugar e explicou que o atendimento no local só deve acontecer após as eleições.

Filho do principal homenageado, o vice-presidente do TJPB, José Ricardo Porto, afirmou que a homenagem vai contribuir para as futuras gerações da região. “Tudo na vida pode se desfazer, menos os laços e as vinculações telúricas que prendem o homem a terra. Sylvio Porto é nome de estádio, de ruas, de praça e agora é nome de Fórum. Tudo graças a generosidade do TRE através da iniciativa do presidente da instituição”, afirmou.

Os outros dois filhos, o ex-juiz membro do TRE, Sylvio Filho, e Geraldo Emílio Porto, diretor do Fórum Criminal da Capital, participaram do evento.

O ex-deputado Waldir Bezerra Cavalcanti dá nome à Sala de Audiências do novo Fórum. Homenagem aprovada pelo TRE.

A família do homenageado, falecido em 2013, foi representada pela sua filha, a desembargadora Fátima Cavalcanti, que foi acompanhada do esposo o senador José Maranhão. “Fico profundamente comovida com a homenagem ao meu genitor. Ele foi deputado, vereador, jurista. Mas, me dirijo a ele como filho de Guarabira”, disse emocionada.

Advogado e político, Waldir Bezerra foi vereador por vários mandatos na Capital e foi detentor de quatro mandatos de deputado estadual paraibano. Ele foi um dos integrantes da Assembleia Constituinte Estadual, promulgada em 1989.

Relacionadas