sexta, 18 de setembro de 2020

Política
Compartilhar:

Gestão sem planejamento em 96% das prefeituras

Alexandre Kito / 15 de dezembro de 2016
Foto: TCE
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) verificou que 96% das prefeituras não trabalham com planejamento. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (15) após um trabalho realizado pela instituição em que foi concluído que muitas gestões municipais deixaram a desejar na estratégia para utilização dos gastos públicos. Os membros do TCE vão reunir os gestores, no próximo biênio, para orientar a planejar prioridades para a administração.

Foi apresentado que 60% dos gestores não planejam vagas para creches, 61% não planejam para a pré-escola e 71% não planejam as vagas para o Fundamental 1. Já na saúde, foi explanado que 210 municípios já chegaram a interromper atendimentos nas unidades por falta de insumos, 51% não possuem informação sistematizada sobre a demanda reprimida de atendimento ambulatorial/hospitalar de média e alta complexidade de referência para a Atenção Básica. E 64% dos municípios paraibanos não têm controle de ponto eletrônico para os médicos.

O trabalho elaborado denominado 'Índice de Efetividade da Gestão Municipal’ analisou ações e classificou setores críticos, como a educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e proteção das cidades. Os conselheiros do TCE apresentaram números que permitem avaliar o desempenho geral das administrações municipais.

O conselheiro Fernando Catão, que integrou a coordenação nacional responsável pelo desenvolvimento do indicador, explicou que o estudo foi construído a partir de dados do exercício 2015 fornecidos pelos próprios municípios. Ele afirmou que muitas administrações deixaram a desejar, pois faltou planejamento.

 

Relacionadas