quinta, 21 de janeiro de 2021

Política
Compartilhar:

Nordestinos no comando do Senado: Eunício vence e Cássio é o novo vice-presidente

Redação com Agência Brasil / 01 de fevereiro de 2017
Foto: Jaciara Ayres
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) é o novo presidente do Senado Federal. Com isso, o paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) é o novo vice-presidente do Parlamento Federal. O peemedebista recebeu 61 votos, contra 10 do adversário, senador José Medeiros. Houve ainda dez votos em branco.

Logo em seguida foi eleita a Mesa Diretora. Com 75 votos favoráveis e quatro contrários, foi eleita a chapa única para compor a Mesa do Senado para o biênio 2017/2018 e a sessão foi então encerrada.

A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.

Após a confirmação da vitória, Eunício fez um pronunciamento onde falou que assume o cargo com plena consciência da responsabilidade. "Sou um homem público já experimentado e um sertanejo forjado no enfrentamento de desafios. Conheço os problemas sociais e desafios a serem enfrentados. Mas uma organização só prospera quando há união, entendimento, objetivos comuns. Quero oferecer a esta Casa toda a minha capacidade gerencial e política, em prol da sociedade brasileira", discursou.

A sessão deveria ter começado às 16h, mas só teve início às 17h35 porque os líderes partidários fizeram longas reuniões para definir a ocupação dos demais cargos da Mesa Diretora, conforme a regra da proporcionalidade das legendas.

Formam a mesa diretora:

Primeiro vice-presidente Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Segundo vice-presidente João Alberto Souza (PMDB-MA)

1º secretário - José Pimentel (PT-CE)

2º secretário – Gladson Cameli (PP-AC)

3º secretário – Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)

4º secretário – Zezé Perrela (PTB-MG)

Primeiro suplente de secretário – Eduardo Amorim (PSC-SE)

Segundo suplente de secretário – Sérgio Petecão (PSD-AC)

Terceiro suplente de secretário – Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Quarto suplente de secretário – Cidinho Santos (PR-MT)

 

 

Relacionadas