sexta, 27 de novembro de 2020

Política
Compartilhar:

Etapa de pronunciamento dos senadores deve durar até a madrugada de quarta

Agência Senado / 30 de agosto de 2016
Foto: Pedro França/Agência Senado
Vinte e um senadores já se pronunciaram nesta terça-feira (30) durante a sessão de julgamento da presidente afastada, Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade. Ainda há 44 senadores inscritos para falar na tribuna.

Os senadores têm até dez minutos cada um para tratar do processo contra Dilma. A expectativa do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que preside o julgamento, é de que os pronunciamentos sigam até umas 2h30 da madrugada. A sessão será então suspensa, com retomada pela manhã para a votação, última etapa após seis dias de julgamento.

Favorável ao impeachment, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse em seu discurso que o afastamento da presidente Dilma vai evitar que o Brasil chegue “à mesma situação da Venezuela”. Em sua opinião, o país copiou o modelo de gestão venezuelano, o que teria “corrompido a máquina de governo e penalizado o cidadão”.

Já o senador Fernando Collor (PTC-AL), também favorável ao impeachment, afirmou que o processo de agora não é um golpe de Estado, diferentemente do que ocorreu em 1992, quando ele foi condenado em meio a “tramas e ardis”. O senador ressaltou que, além das infrações às normas orçamentárias e fiscais que configuram crime de responsabilidade, o governo afastado transformou a sua gestão em uma tragédia anunciada.

Em defesa de Dilma, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) enfatizou que o julgamento da presidente afastada por crime de responsabilidade é um “erro crasso”. Em sua avaliação, muitos políticos corruptos no Congresso estão condenando uma gestora honesta, também com o objetivo de paralisar investigações como a da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Debates

Pela manhã, os senadores assistiram às argumentações finais e debates entre os advogados de acusação e defesa. Depois do intervalo para o almoço, os discursos tiveram início.

Relacionadas