terça, 29 de setembro de 2020

Eleições
Compartilhar:

UFPB decide hoje quem vai comandar a instituição nos próximos quatro anos

Lucilene Meireles / 27 de abril de 2016
Foto: Arquivo
O segundo turno da consulta eleitoral na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acontece hoje e o resultado deve ser divulgado até meia-noite, segundo a Comissão Especial para Consulta Eleitoral. Ontem, os professores Luiz Júnior e Margareth Diniz, os dois candidatos mais votados na primeira etapa, estavam em plena campanha, visitando os centros e tentando conquistar os votos dos eleitores que foram votaram nas duas outras chapas.

Os outros dois candidatps (Valdiney Gouveia e Zé Neto) não declararam apoio a nenhuma das chapas do segundo turno. Assim que a votação for encerrada, os boletins serão encaminhados à Central de Apuração, que fica na Reitoria da UFPB, mas o candidato que garantir 50% dos votos mais um ainda não pode se considerar reitor.

“É uma consulta eleitoral. Depois de homologado, o resultado passa pelo Consuni (Conselho Universitário), o conselho máximo da instituição. É formada uma lista tríplice a ser enviada ao MEC (Ministério da Educação), que vai nomear o novo reitor”, disse Reinaldo Nóbrega de Almeida, coordenador do processo eleitoral.

Em geral, segundo ele, tem sido respeitado o resultado, ou seja, é nomeado o candidato que teve o maior número de votos. A Comissão tem cinco dias para apresentar o relatório final do resultado que será analisado pelo Consuni em reunião extraordinária.

Depois disso, será homologado e encaminhado ao MEC. “Esperamos que a definição seja o mais breve possível”, completou.

Leia Mais

Relacionadas