quarta, 26 de junho de 2019
Eleições
Compartilhar:

TRE registra longas filas para recadastramento biométrico

Adriana Rodrigues / 29 de novembro de 2017
Foto: NALVA FIGUEIREDO
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) encerra a nesta quinta-feira (30) a última etapa do cadastramento de eleitores com coleta de dados biométricos em 102 municípios, com a possibilidade de cancelar mais de 181 mil títulos dos que ainda não compareceram ao posto de atendimento ou ao cartório eleitoral para se habilitar.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, José Cassimiro Júnior, nos 102 municípios que estão sendo alvos desta última fase da biometria, um total de 181.981 eleitores, até o final da tarde de ontem, ainda não realizaram o cadastramento e podem ter a inscrição eleitoral cancelada.

Segundo ele, a correria da maioria dos eleitores aos postos de atendimentos, principalmente a Central de Antendimento (Cenatel), em João Pessoa, que está realizando uma média de quatro mil atendimentos por dia, é desnecessária. “O prazo que se encerra no dia 30 é para os eleitores dos 102 municípios, somente. Que se não se cadastrarem terão o titulo cancelado. Já os demais, seja primeira inscrição, transferência ou alteração de nome, pode ser feita até o dia 9 de maio”, explicou.

Cassimiro alerta aos eleitores dos 102 municípios que realizem o cadastramento biométrico até amanhã, pois para eles, o prazo improrrogável, como também os municípios que fazem parte desta última etapa da campanha.

“O eleitor que tiver o título cancelado, além de ficar sem votar nas próximas eleições, que será uma das menores conseqüências, terá uma série de prejuízos, inclusive o CPF cancelado pela Receita Federal”, comentou.

A meta da Justiça é cadastrar pelo menos 80% do eleitorado desses 102 municípios, que contam com 1.030.201 eleitores. Mas mesmo se não atingir o eleitorado esperado vai encerrar amanhã a fase do recadastramento, concluindo o trabalho com o cancelamento automático dos que não compareceram, que por sua vez, terão que requerer uma nova inscrição eleitoral, que poderá ser feita até 9 de maio.

José Cassimiro disse ainda que apenas dois municípios ainda estão abaixo de 75% do eleitorado cadastrado - Salgado de São Felix, com 73,8%, e Natuba, 74,55%. Mas a maioria já está com quase 80% dos eleitores cadastrados - 84 atingiram 79% do eleitorado com a biometria.

Secretário vê normalidade

O índice de até 20% do eleitorado ausente ao recadastramento é considerado normal, tendo em vista que o índice de abstenção nas urnas costuma ficar nesse parâmetro. Além disso, a ausência é atribuída ao descrédito da população com a política brasileira.

Outra questão que foi observada pelos integrantes do TRE, é o fato da próxima eleição se tratar de uma disputa estadual, e não municipal, na qual os eleitores das cidades que estão passando pelo cadastramento, mas que mudaram para outra localidade, a exemplo de João Pessoa e Campina Grande, preferem transferir o título para cidade onde estão morando e não precisar viajar para o local do registro.

“Em João Pessoa o atendimento vem sendo intenso. Tivemos que quase triplicar a capacidade de atendimento, de nove para 26 guichês para atender ao Eleitor na Cenatel”, comentou.

Cassimiro ressaltou que nas Eleições de 2018, todos os eleitores da Paraíba serão identificados, na urna eletrônica, por meio da impressão digital, no momento da votação, portanto.

Relacionadas