terça, 13 de novembro de 2018
Eleições
Compartilhar:

TRE inicia preparação das urnas

Alexandre Kito / 20 de setembro de 2016
Foto: Assuero Lima
A preparação das urnas para as eleições do próximo dia 2 teve início nessa segunda-feira (19) nos Núcleos de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas (Natu), que ficam localizados em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras. Os técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) estão preparando 13 mil equipamentos em todo o estado. As atividades começaram de forma simultânea nos municípios e vão ser realizadas até o dia 28 deste mês.

A abertura da preparação da carga de urnas contou com a presença do juiz-membro do TRE-PB, Antônio Carneiro de Paiva Júnior, presidente da Comissão de Geração de Mídia e da Preparação das Urnas. Ele explicou que o tribunal já cumpriu a primeira etapa da ação que foi a importação dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com relação aos eleitores e candidatos.

“Agora, nós estamos partindo pra transferir esses dados para as urnas que serão utilizadas no pleito. Vamos deixar preparadas as urnas que serão usadas e estão distribuídas nos cinco Natus que temos na Paraíba”, disse o juiz.

O juiz Antônio Carneiro afirmou que terá mais 2.900 novas urnas eletrônicas, para evitar que ocorram problemas técnicos como aconteceu no ano de 2014. Ele ressaltou que o objetivo é que seja uma eleição tranquila devido ao planejamento realizado desde o início do ano.

A Paraíba será ponto de apoio, responsável por acomodar máquinas extras que poderão ser utilizadas por cidades do Nordeste que tenham problemas durante a votação. Serão 2 mil urnas na reserva técnica que vão poder ser usadas tanto no estado quanto nas regionais.

Auditoria. Em Campina Grande, estão sendo preparadas urnas de 77 municípios. Serão escolhidas, aleatoriamente algumas urnas, que passarão por auditoria. Em seguida, todas serão lacradas e permanecerão no Natu, aguardando o transporte para levá-las aos cartórios eleitorais. O prazo para a conclusão do trabalho de preparação termina na segunda-feira.

Na manhã de ontem os técnicos fizeram a preparação das urnas da 11ª Zona Eleitoral, de Areia; da 21ª Zona, de Cabaceiras; e da 22ª Zona Eleitoral, de São João do Cariri. O Natu de Campina Grande tem sob sua responsabilidade a preparação das urnas de 27 zonas eleitorais que abrangem 77 municípios - 16ª, 17ª, 71ª e 72ª.

Relacionadas