terça, 20 de abril de 2021

Eleições
Compartilhar:

Sete partidos ‘nanicos’ elegem prefeitos na Paraíba

Alyf Santos / 04 de outubro de 2016
Foto: Ilustração Correio
Sete partidos considerados 'nanicos' emplacaram prefeitos nesta eleição, na Paraíba. Apesar de terem sido prejudicados, no tocante as propagandas de televisão e rádio reduzidas, conseguiram levar 13 candidatos ao cargo do executivo municipal. O PMN, PRB, PRP, PTN elegeram um prefeito, cada, em quatro municípios paraibanos. Já o PSC e PSL emplacaram seis eleitos, três por cada partido. Já o PT do B, elegeu dois gestores. Os dados são do levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O destaque entre os 'nanicos' ficou para o PTN, que conseguiu derrotar o prefeito de Bayeux Expedito Pereira (PSB) - concorrente à reeleição - e eleger Berg Lima como novo gestor da cidade a partir de 2017. O resultado foi: 33.437 votos (58,92%) para Berg e 21.989 (38,75%) para Expedito. Uma diferença de 11.448 votos a mais que o prefeito.

Em relação aos partidos “centrões”, o PSB do governador Ricardo Coutinho conseguiu eleger 53 prefeitos, partido com o maior número de eleitos no estado. O partido do tucano Cássio Cunha Lima, emplacou 36 prefeituras. Os peemedebistas irão governar apenas 31 municípios paraibanos.

A derrocada do Partido dos Trabalhadores da ex-presidente da república, Dilma Rousseff, também atingiu a Paraíba e só conseguiu implantar apenas um prefeito. Olivanio Dantas administrará o município de Picuí pelo partido do ex-presidente Lula.

Eleitos por partidos nanicos:

PMN – Manoel Rabelo (Manaíra)

PRB – Milton Rodrigues (Alcantil)

PRP – Leto Viana (Cabedelo)

PTN – Berg Lima (Bayeux)

PSC - Jair da Farmácia (Cuité de Mamanguape)

PSC – Ronaldo Ramos (Gurjão)

PSC – Célio da Usina (Vieirópolis)

PSL – Ailton Pereira (Arara)

PSL - Charles Camaraense (Cuité)

PSL – Antônio de Eloi (Sertãozinho)

PTdoB – Evandro Maia (Belém do Brejo do Cruz)

PTdoB - Bevilacqua Matias (Juazeirinho)

 

 

Relacionadas