quarta, 14 de novembro de 2018
Eleições
Compartilhar:

Secretário de TI do TSE diz que eleição de 2014 serviu como aprendizado

Rammom Monte com informações de Giovana Cunha / 02 de outubro de 2016
Foto: Giovana Cunha
O secretário de TI do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino, conversou com exclusividade com o Correio Online sobre o andamento das eleições em todo o país até o momento. Segundo ele, o TSE usou o pleito de 2014 como lição e corrigiu todos os problemas que haviam aparecido há dois anos.

“Em 2014 tivemos realmente várias ocorrências em relação à biometria e se caracterizava basicamente em problemas de hardware, na questão do dispositivo de leitura da digital e também em problemas com procedimento, onde o mesário não foi instruído corretamente no sentido de colocar o dedo do eleitor no leitor no tempo necessário. Nós aprendemos com todas as lições das eleições. Esses problemas identificados nas eleições passadas foram todos resolvidos. A questão do hardware foi totalmente sanada e também a questão da orientação do mesário. Hoje ele tem uma orientação melhor para verificar a colocação do dedo no momento da leitura. Portanto, nós acreditamos que a solução que implementamos nesta eleição foi eficaz, tanto é que os indicadores estão nos mostrando o andamento das eleições neste dia”, explicou.

De acordo com o último boletim do TSE, 786 urnas já foram substituídas em todo Brasil. Em relação a ocorrências envolvendo candidatos, foram 40, sendo 21 destas com prisão.

Você pode acompanhar toda a cobertura das Eleições 2016 no Correio Online durante todo este domingo (2). E nesta segunda-feira (3) o jornal Correio da Paraíba traz um caderno especial com toda a repercussão do pleito eleitoral.

Relacionadas