domingo, 16 de maio de 2021

Eleições
Compartilhar:

PSB foi quem mais elegeu na Paraíba, seguido pelo PSDB e PMDB

Damásio Dias / 03 de outubro de 2016
Foto: Divulgação
O PSB foi a legenda que mais elegeu prefeitos nos municípios paraibanos na eleição de ontem. Foram 53 candidatos socialistas, do partido do governador do Estado, que chegaram ou confirmaram novo mandato. Em seguida, o PSDB - que tem o senador Cássio Cunha Lima como principal líder - conquistou a prefeitura em 36 municípios.

Já o PMDB, do presidente da  República Michel Temer e dos senadores José Maranhão e Raimundo Lira, vai governar 31 cidades a partir de 1º de janeiro.

Como a quarta força do Estado surge o PSD, do prefeito da Capital reeleito Luciano Cartaxo e do deputado federal Rômulo Gouveia, que vai governar 26 municípios.

Como na Paraíba, campanha eleitoral começa na madrugada após a apuração da disputa anterior, as legendas se credenciam para a disputa pelo governo do Estado e o Senado Federal em 2018.

Em seguida no ranking dos partidos vencedores das disputas municipais estão o  DEM e o PTB, com 17 conquistas cada. O PR elegeu 13, o PDT (da vice-governador Lígia Feliciano), nove e o PP conquistou seis prefeituras (entre elas, Cajazeiras - com o deputado estado José Aldemir).

PTdoB, PSC e PSL elegeram três prefeitos cada uma. O PRB teve 2. Fechando a lista com uma prefeitura cada estão PTN, PMN, PRP e PT.

Votação. Quando se avalia o número de eleitores que apostaram nas propostas dos seus candidatos majoritários, os quatro partidos que mais elegeram prefeitos conquistaram juntos  997.190 votos.

O mais votado foi o PSDB, que reelegeu Romero Rodrigues em Campina Grande. Os tucanos receberam 343.915 votos nas 36 prefeituras conquistadas.

Apesar de ter sido o campeão de conquistas, o PSB recebeu nas 53 cidades em que venceu o total de 237.732 votos.

O PSD teve 312.864 votos, nas 26 cidades em que venceu a disputa pela prefeitura. Entre as vitórias, o maior colégio eleitoral do Estado - João Pessoa.

Já o PMDB que conquistou 31 prefeituras, recebeu nessas cidades o total de 102.679 votos.

Relacionadas