quinta, 01 de outubro de 2020

Eleições
Compartilhar:

Partidos travam ‘guerra’ para compor chapa nas eleições municipais deste ano

Adelson Barbosa dos Santos / 06 de maio de 2016
Foto: Arquivo
Após a definição de algumas pré-candidaturas a prefeito de João Pessoa, teve início uma “guerra de bastidores”, na Câmara Municipal, entre partidos que apoiam Luciano Cartaxo (PSD), Cida Ramos (PSB), Charliton Machado (PT) e Manoel Júnior (PMDB) pela indicação dos futuros candidatos a vice-prefeito. Quatro legenda presididas por vereadores pleiteiam vaga de vice na chapa que será encabeçada pela professora Cida Ramos (PSB).

O primeiro na disputa é o PSL, cuja alternativa é seu presidente municipal, o vereador Lucas de Brito Pereira, com o aval do deputado estadual Tião Gomes, presidente estadual da legenda. O segundo é o PPS, que tem como presidente municipal o vereador Bruno Farias. Ele seria o nome a ser indicado para vice de Cida. Bruno tem apoio do presidente estadual da legenda, o vice-prefeito Nonato Bandeira. O terceiro é o DEM, presidido pelo vereador Raoni Mendes.

Para uma possível candidatura a vice na chapa de Cida Ramos, Raoni conta com o apoio da cúpula do partido, comandada no Estado pelo ex-senador Efraim Moraes e pelo seu fi lho, o deputado federal Efraim Filho.

O quarto partido a pleitear a vaga de vice de Cida Ramos é o PR, cujo presidente municipal é o vereador Djanilson da Fonseca, que tem o apoio do presidente estadual da legenda, o deputado federal Wellington Roberto. O PT do B é o quinto a partido a querer a vaga de vice de Cida Ramos. Tem como alternativa, a professora Leila Fonseca.

Três de olho na vaga do PSD

No caso da vaga do prefeito Luciano Cartaxo, pelos menos três partidos comandados por vereadores têm chances: PP de Durval Ferreira, PMN de Dinho, e PHS de Marco Antônio Cartaxo. No entanto, o PP é o que tem mais chances, cm Durval Ferreira, aliado de Cartaxo. Durval tem o aval da cúpula estadual da legenda, o ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, pai e filho.

No tocante à pré-candidatura de Charliton Machado (PT), um nome da Câmara cogitado para vice seria o do único vereador do partido na Casa, Flávio Eduardo, conhecido com o Fuba. No entanto, a estratégia partidária por optar por outro nome do PT- ou de outro partido-, para que Fuba possa disputar a reeleição.

Em relação à pré-candidatura do deputado federal o Manoel Junior, o PMDB sequer tem vereador na Câmara de João Pessoa. No entanto, os acontecimentos políticos nacionais aproximam peemedebistas do PSDB. O quadro pode obrigar que três aliados de Cartaxo rompam para apoiar Manoel Júnior. São os vereadores Marcos Vinícius, Eliza Virgínia e Luís Flávio. Neste caso, um deles poderia figurar como candidato a vice.

PSDB

Na Capital, o PSDB pode se defi nir entre apoiar o PSD, do prefeito Luciano Cartaxo, ou o PMDB, do deputado federal Manoel Junior. O deputado federal Pedro Cunha Lima chegou a confi rmar que os tucanos não terão candidatura própria na Capital nas eleições deste ano

Relacionadas