sábado, 19 de setembro de 2020

Eleições
Compartilhar:

Paraibanos deixam título para última hora e enfrentam fila com mais de mil metros

Rammom Monte / 03 de maio de 2016
Foto: Assuero Lima
Assim como já era esperado, longas filas foram registradas nesta terça-feira (03) nos pontos de cadastramento biométrico em João Pessoa. Nesta terça-feira (03) é a véspera do prazo final para a realização de alistamentos, transferências e revisões eleitorais. Na Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel), que fica na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, uma fila de mais de um quilômetro dobrava a esquina. Para a coordenadora da Cenatel, Alice Coelho, não há uma outra explicação, além da mania dos brasileiros de deixar tudo para a última hora.

“A gente já se programava para isto. Não tem outra resposta, o brasileiro deixa sempre tudo para a última hora. É uma velha mania de achar que os prazos serão prorrogados. Nós já imaginávamos isto e a previsão é que amanhã seja ainda pior”, disse.

De acordo com Alice, a expectativa é de atender duas mil pessoas nesta terça-feira e mais quatro mil nesta quarta-feira (4). Ela explicou ainda que ao todo, mais de 50 guichês estarão à disposição da população em João Pessoa, tanto no Tribunal Regional Eleitoral, quanto na Cenatel.

Um das milhares de pessoas que estavam na fila era a estudante Luana Maria, que estava guardando lugar para o seu cunhado. Ela afirma que chegou na fila às 6h30 e até às 15h ele não havia sido atendido. Já o também estudante, Gabriel Fernandes, era o último da fila às 14h30. Ele afirmou que deixou para a última hora porque estava esperando receber o documento de reservista, necessário para o procedimento.

Comerciantes se beneficiam

Se por um lado havia várias pessoas que estavam reclamando e sofrendo com a longa fila, outra estavam se beneficiando delas, caso dos vendedores ambulantes. Durante toda a fila podia-se encontrar pessoas vendendo água, sorvete, picolé, pipoca, entre outros, além de quem estava fazendo o serviço de plastificação dos documentos.

Prazo não se refere à 2ª via de título

A coordenadora Alice afirmou que o prazo que se encerra nesta quarta-feira é só para quem quer se alistar, realizar transferência ou retificar o título eleitoral. Já quem pretende tirar a 2ª via do documento, tem até 10 dias antes da data das eleições (que acontece no dia 2 de outubro) para solicitar o procedimento.


Relacionadas