terça, 26 de janeiro de 2021

Eleições
Compartilhar:

Mais de 38 mil paraibanos foram atendidos pelo TRE na última semana para tirar o título

Adriana Rodrigues / 05 de maio de 2016
Foto: Mislene Santos
Mais de 38 mil pessoas foram atendidas pela Justiça Eleitoral na Paraíba na última semana do alistamento eleitoral para as eleições municipais deste ano. Conforme balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o número de atendimentos registrados da segunda até esta quarta-feira, último dia do cadastro, foi 38.036, nos cartórios das 77 zonas eleitorais do Estado e nas centrais de atendimento ao eleitor (Cenateis).

Para atender o aumento da demanda pelo atendimento e as pessoas que deixaram o alistamento para reta final, o presidente do TRE-PB, desembargador José Aurélio da Cruz, determinou a expansão da quantidade de guichês de atendimento na Capital, triplicando o potencial. Já nas cidades do interior deixou os plantões a critério de cada juiz eleitoral.

De acordo José Aurélio, o cadastramento ocorreu como o planejado, sem excessos de filas e com muita celeridade. “Todas as pessoas que procuraram à Justiça Eleitoral no período receberam fichas e foram atendidas. Nosso compromisso é com o eleitor e nos últimos dias estávamos comprometidos em fazer com que todos se credenciassem para exercer a democracia no pleito deste ano”, comentou presidente.

Em João Pessoa, esta semana, foram atendidos 4.550 eleitores, no posto avançado na sede do TRE e na Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel). Em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado, 2.394 pessoas receberam atendimento no mesmo período.

Para a chefe de cartório da 70ª Zona Eleitoral da Capital, Alice Mesquita Targino Coelho, a tarefa de fechar o cadastro é sempre árdua, mas muito gratificante no final. “A dedicação, o esforço e a atenção conferidas aos eleitores paraibanos nesta finalização do cadastro eleitoral, são exemplo de um serviço público desejado e merecido pela população. É o trabalho da Justiça Eleitoral”, declarou.

Zona de Jacaraú se destaca no fechamento do cadastro 

A 60ª Zona Eleitoral de Jacaraú, prevendo um aumento considerável na demanda no último dia de atendimento, dividiu a equipe de trabalho em três turnos para melhor atender a população. O Juiz Eleitoral do município, Perilo Rodrigues de Lucena, informou que a preparação envolveu a instalação de tendas e cadeiras, distribuição de senhas, água e café, bem como na modificação do trânsito nas imediações, visando conferir aos eleitores o melhor tratamento possível.

O magistrado também elogiou a atuação de sua equipe, composta pelos servidores Graziela, Luá, Adriano, Cristiano e Dalva, bem como dos servidores requisitados e voluntários. “Este gesto representou uma grande demonstração de patriotismo, democracia e compromisso cívico”, afirmou.

O que fazer se tiver perdido o prazo?

Se o eleitor não conseguiu transferir seu título, poderá justificar seu voto, no dia das eleições, em qualquer seção eleitoral ou em até 60 dias após as Eleições. No caso de segunda via de título, o eleitor que está fora de seu domicílio eleitoral poderá requerer, pessoalmente, a segunda via até o dia 3 de agosto, em qualquer cartório eleitoral, esclarecendo se vai recebê-la na sua zona eleitoral ou naquela em que a requereu. Ademais, a segunda via poderá ser requerida, pessoalmente, até o dia 22 de setembro de 2016, no cartório eleitoral onde é inscrito.

Relacionadas