terça, 13 de novembro de 2018
Eleições
Compartilhar:

Justiça Eleitoral ajuíza ações contra Zenóbio e Fátima Paulino, em Guarabira

Adriana Galvão / 21 de setembro de 2016
Foto: Divulgação


A promotora da 10ª Zona Eleitoral de Guarabira, Andréa Bezerra Pequeno de Alustau, ajuizou nesta terça-feira (20) duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contras os candidatos a prefeito Fátima Paulino (PMDB) e Zenóbio Toscano (PSDB) e o candidato a vereador Luciano Procópio (PPS). Todos por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.

A juíza tomou como base denúncias feitas através do Pardal, um sistema online de denúncias eleitorais que é disponibilizado pela Justiça Eleitoral para o cidadão. No caso dos três candidatos, as acusações são de que eles distribuíam combustível de forma ilegal para eleitores.

As ações envolvem,, também, os candidatos a vice-prefeito de cada chapa. O de Zenóbio Toscano, Marcus Diogo de Lima (PSDB), que integra a Coligação ‘Pela Vitória do Trabalho’, formada por oito legendas partidárias: PCdoB, PSDB, PSDC, PPS, PSD, PMB, PTN e PP. O vice de Fátima Paulino, Inaldo Henrique da Silva Júnior (PTB). Eles disputam a prefeitura pela Coligação ‘Guarabira, Cidade do Bem’, composta por outras oito agremiações partidárias: PMDB, PR, PHS, PSC, PRB, PTB, PSL e PT

O Ministério Público Eleitoral, responsável pela apresentação das denúncias, anexou aos processos gravações em vídeos e depoimentos de testemunhas. Os candidatos têm cinco dias para apresentar defesa após serem notificados.  Eles podem ter os registros de candidatura cassados ou a diplomação caso sejam eleitos.

A promotora eleitoral Andréa Bezerra fez questão de ressaltar a importância do Pardal para que os eleitores contribuam com a Justiça no combate a qualquer tipo de corrupção eleitoral. O aplicativo foi disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e está disponível para ser baixado na AppStore e no Google Play ou acessado no próprio site do TRE. O anonimato do eleitor responsável pela queixa é preservado.

Guarabira tem quatro candidatos a prefeito. Além de Zenóbio e Fátima, disputam o cargo Belarmino Mariano (PSol) e Josa (PSB), pela Coligação ‘Guarabira que o Povo Quer’ formada por PSB, PDT, DEM, PRTB, PTC, PV, PRP, PEN, PPL, PTdoB, SD e Pros.




 





Relacionadas