quarta, 14 de novembro de 2018
Eleições
Compartilhar:

Cida quer construir Núcleos de Apoio às Mulheres pelos bairros de João Pessoa

Rammom Monte / 16 de setembro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
A candidata Cida Ramos (PSB) encerrou nesta sexta-feira (15) a rodada de entrevistas dos programas Correio Debate, da Rádio 98 FM/Correio Sat e da TV Correio, com candidatos à prefeitura de João Pessoa. Cida começou a entrevista saudando aos presentes e ouvintes todos e falou que a oportunidade era um momento importante para poder discutir quais serviços e obras a cidade já teve, está tendo na atualidade e o que pode vir a ter no futuro. Ela disse, ainda, que sua candidatura é repleta de simbologias. “Sou mulher, pessoa com deficiência, professora, mãe e gestora. Representamos neste momento o que a sociedade mais quer, a nova política”, disse.

Cida respondeu, na Rádio - por meio de sorteio - e na TV - temas livres-, perguntas enfocando propostas para áreas como ciência e tecnologia, barreira do Cabo Branco, parcerias público-privadas, política pública para as mulheres, educação, pagamento de servidores, cultura e lazer, limpeza pública, meio ambiente, geração de emprego e renda, habitação e mobilidade urbana.

Ciência e Tecnologia

Neste tema, a candidata falou que pretende retomar projetos realizados na gestão do PSB em João Pessoa, como as estações digitais e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Cida disse, ainda, que o momento político é passível de comparações e que a população tem que ver o que já vivenciou na cidade, o que tem sido feito atualmente e o que quer para o futuro. A candidata falou ainda em implementar a robótica nas escolas municipais e implantar um software que interligue as secretarias e escolas da cidade.

Barreira do Cabo Branco

A candidata criticou a atual gestão e disse que é preciso ter atitude política para combater a degradação da barreira do Cabo Branco. Segundo ela, irá, a partir dos estudos já existentes, chamar a sociedade e os especialistas para pensarem juntos uma solução para o que ela chamou de patrimônio ambiental de João Pessoa.

Parcerias público-privadas

Para Cida, as parcerias público-privadas são fundamentais na gestão pública. Porém, ela ressalta que essas parcerias têm que ter um limite e que seja bom para o poder público. Ela citou o turismo como exemplo de uma boa área onde essas parcerias possam ser feitas, instalando o pólo turístico em várias áreas da cidade e fortalecendo o setor gastronômico, tornando-o referência nacional.

Políticas públicas para as mulheres

Cida tratou esta área como fundamental em sua candidatura. Ela disse que irá abrir espaços para a mulher, como o Hospital da Mulher e também proteger e acolher as mulheres vítimas de violência. Outra proposta dela é criar os Núcleos de Apoio às Mulheres pelos bairros da capital, vinculados ao Centro de Referência da Mulher. “Vamos qualificar o trabalho, dar oportunidade de qualificação. Queremos que as mulheres sejam protagonistas de sua própria historia”, disse.

Educação

A candidata disse que as escolas precisam funcionar. Segundo ela, hoje o professor está levando papel higiênico para as escolas, porque está faltando. Para ela, há muita propaganda em termos do que se fez e que a realidade está diferente. Ela lembra que na gestão do PSB foram construídas 11 escolas e 32 ginásios e citou o exemplo de Mandacaru. “É preciso que a gente retome a capacidade das escolas de oferecer uma educação de qualidade”, afirmou.

Pagamento de servidores

“Primeiro quero dizer que pagamento de servidor é obrigação de qualquer gestor. Vamos cumprir com o compromisso, eu sou servidora publica, vou respeitar os direitos. Mas vou fazer mais do que pagar. Temos uma política dos servidores. Não é só de pagamento, é fazer com que eles possam desenvolver suas funções e dá condições para o trabalho ser feito com qualidade. O servidor quer o pagamento em dia, quer plano de cargo e carreira, mas quer também condições adequadas para desenvolver o seu trabalho e a sua função”, resumiu.

Cultura e Lazer

Para Cida, a cultura é fundamental para estimular a autoestima das pessoas. Ela diz que pretende descentralizar e valorizar as expressões culturais em cada bairro da cidade. Além disto, ele propôs retomar o programa para fortalecer as oficinas culturais nos bairros, o circuito cultural nas praças e fortalecer o Carnaval Tradição, Folia de Rua e quadrilhas. Ela disse ainda que pretende criar a Secretaria de Cultura e revitalizar o Pavilhão do Chá, tornando-o em um espaço de cultura. Por fim, ela disse que chegou o momento de se criar o museu da cidade.

Limpeza pública

Cida criticou a atual gestão em relação aos serviços feitos no tema sorteado. Segundo ela, vários bairros da cidade estão em situação degradante e com o recolhimento do lixo apenas uma vez por semana. Ela falou que pretende implantar uma forte política de limpeza pública, passando por uma discussão do tratamento do resíduo sólido e coleta seletiva e citou a cidade de Natal como um exemplo bem sucedido. “Posso afirmar que vamos garantir que a cidade vai viver o que já viveu anos atrás, limpa, preparada, não só da orla, mas para toda a cidade”.

Meio Ambiente

Sobre este tópico, Cida disse que é preciso revisar o Código do Meio Ambiente. Além disto, ela citou algumas ações como a reforma do Parque Arruda Câmara, a Bica, implantação da coleta seletiva solidária, dar isenção de tributos aos catadores de resíduos sólidos, implantar o IPTU verde e cuidar da recuperação das nascentes dos rios e das matas ciliares, entre outros.

Geração de emprego e renda

Como uma de suas propostas, Cida disse que irá fazer com que o Distrito Industrial de João Pessoa passe a ter uma função específica. Ela disse ainda que irá se reunir com segmentos das indústrias e com o governo do estado para atrair empresas para a capital paraibana. Outras ações citadas por ela foram incentivar o empreendedorismo, através do Empreender, e também fomentar o turismo, o qual ela caracterizou como a principal vocação da cidade.

Habitação

A candidata começou a resposta dizendo que João Pessoa tem uma déficit habitacinal de 20 mil moradias e que a atual gestão prometeu entregar 13 mil casas e só entregou 3.109. Cida lembrou ainda das ações do governo do PSB na capital e afirmou que irá retomar esta política, não só construindo casas, mas garantindo outras benfeitorias ao redor, como o transporte público, creches, escolas ,Creas. Por fim, ela disse que pretende implantar uma política de reformas, em que o governo municipal irá contribuir com as pessoas que ganham até três salários mínimos e não têm condições de reformarem as suas casas.

Mobilidade Urbana

O último tema sorteado foi mobilidade urbana. Neste tópico, Cida disse que João Pessoa será uma cidade com acessibilidade e com os bairros interligados. Ela criticou as obras no novo Parque da Lagoa em relação ao tempo de espera que dos ônibus e também aos abrigos para os usuários dos transportes públicos. Ela afirmou ainda que irá fazer com que o BRT se torne realidade e que pretende construir mais 60 km de ciclovias em João Pessoa.

Considerações finais

Por fim, ela agradeceu a oportunidade e disse que a cidade precisa ser um território onde as pessoas se sintam reconhecidas e tenham identidades. Ela afirmou ainda que faz política por convicção e que sempre participou das discussões em torno de todos os grandes temas. “Eu quero dizer que eu vou ser prefeita desta cidade porque eu quero mudar a vida das pessoas. A política é um instrumento de transformação e eu farei isto com muita determinação, fazendo com que as pessoas sejam protagonistas deste processo”, concluiu.

Relacionadas