quinta, 26 de novembro de 2020

Eleições
Compartilhar:

Candidatos se pautam por acusações na primeira semana da propaganda eleitoral

André Gomes / 04 de setembro de 2016
Foto: Divulgação
Depois de uma semana do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, as apresentações de propostas pelos quatro candidatos a prefeito de João Pessoa ainda são tímidas se comparado com o que eles apresentaram nos planos de governo que foram entregues a Justiça Eleitoral. As acusações e os trabalhos já realizados pelos postulantes predominam os espaços reservados para o guia eleitoral e as inserções. Apesar das tentativas os programas apresentados até agora não devem influenciar no voto do eleitor.

Para o professor e cientista político, Lúcio Flávio, o formato do guia eleitoral do rádio e da TV está ultrapassado, apesar da mudança que garantiu a diminuição do tempo reservado aos candidatos a prefeito. Ele avalia a propaganda dos quatro postulantes ao cargo de prefeito da Capital - Cida Ramos (PSB), Luciano Cartaxo (PSD), Professor Charliton (PT) e Victor Hugo (Psol) – como artificiais.

“São propagandas maquiadas, feitas em estúdio e com discursos ensaiados. Acompanhando os guias vemos que as poucas promessas em muitas vezes não se consolidam e é pouco provável que essas propagandas mudem voto, ou convença o eleitor a votar em determinado candidato”, destacou o professor.

De acordo com o professor, historicamente a corrida eleitoral em João Pessoa tende a beneficiar o gestor que concorre a reeleição. Para ele, apenas uma denúncia muito grave pode mudar essa sequência histórica. “O guia atual segue o mesmo padrão de sempre e isso se torna cansativo e artificial”, disse.

Na avaliação do cientista político, o candidato Victor Hugo aproveita o pouco tempo para levantar a bandeira da esquerda, a exemplo da luta contra a homofobia e o preconceito. “O candidato apresenta mais um discurso nacional e poucas propostas voltadas ao município”, observou.

Segundo o professor Lúcio Flávio, o Professor Charliton Machado apresenta um perfil mais agressivo no guia e propostas nas áreas de saúde e educação. “Podemos dizer que é o candidato mais contundente até agora nas aparições do guia eleitoral”, afirmou. O guia da candidata Cida Ramos, segundo o professor Lúcio, mostra as fraquezas e a força da socialista. De acordo com ele, os programas passam para a população a premissa de Cida ser herdeira do governador Ricardo Coutinho na administração da Capital.

Já a do candidato a reeleição, Luciano Cartaxo, apresenta certa vantagem por ter mais tempo e por ter um capital de obras e realizações para mostrar na cidade. “O prefeito já se torna conhecido pelo cargo que exerce e sai na frente dos demais que só começaram a ter mídia agora com o início da campanha”, destacou Lúcio Flávio.

Leia Mais

Relacionadas