domingo, 09 de maio de 2021

Eleições
Compartilhar:

Apresentações e propostas devem predominar no 1º Guia Eleitoral

André Gomes / 30 de agosto de 2018
Foto: Imagem ilustrativa
Os cinco candidatos ao Governo da Paraíba já estão com o primeiro guia de TV e rádio prontos para ir ao ar. Este ano os postulantes ao cargo de governador não quebrarão a tradição e apostarão mais uma vez nas apresentações pessoais aos paraibanos e nos projetos executados pelos padrinhos políticos. Por outro lado, também poderemos ver o início de apresentações de propostas, principalmente pelos que têm menos tempo no ar.

De acordo com o professor da Universidade Federal da Paraíba e cientista político, Lúcio Flávio, existe um padrão nos guias eleitorais. Ele acredita que no primeiro programa, os candidatos farão uma apresentação pessoal, focando na profissão e cargos que ocuparam. Para Lúcio, aqueles que têm maior tempo, poderão mostrar imagens idílicas das cidades, aí incluindo o mar e o verde das matas. “Também serão mostradas pessoas representativas da população, (crianças, idosos e jovens) sempre sorrindo”, disse.

O professor disse ainda que as propostas de governo e ataques aos adversários virão com o desenrolar da campanha. “Não podemos esquecer que a propaganda eleitoral é uma grande embromação. Os candidatos, em sua maioria, repetem textos escritos por marqueteiros e fazem poses dirigidas por experientes diretores”, destacou.

O primeiro candidato a se apresentar para o eleitor paraibano será João Azevêdo (PSB). Além da apresentação e de mostrar seu trabalho a frente de secretarias importantes na gestão do governador Ricardo Coutinho, o socialista deve apresentar aos paraibanos algumas das obras que teve a responsabilidade de executar.

Em seguida é a vez do candidato do PV, Lucélio Cartaxo, que também fará sua apresentação e mostrará um pouco do trabalho e da família. Obras executadas pelos prefeitos de João Pessoa e Campina Grande também serão marcas registradas no guia.

A candidata Rama Dantas (PSTU), com pouco tempo, deve priorizar a luta por uma Paraíba melhor com a defesa da classe trabalhadora.

Já o emedebista José Maranhão fará sua apresentação e relembrará o tempo e ações em que comandou o Governo do Estado. Obras hídricas deve ser o grande trunfo do senador que tem reforçado o assunto sempre nos debates e entrevistas.

Por último, o candidato Tárcio Teixeira (Psol) terá a responsabilidade de, em pouco tempo, fazer sua apresentação e lançar aos paraibanos um de seus projetos para o Estado. A cada guia, o candidato pretende explorar um tema diferente como saúde, educação, segurança pública, trabalho e renda.

Abertura com senadores

Na Paraíba, os primeiros a aparecerem na tela da TV e nos tempos de rádio serão os candidatos ao Senado. No sorteio feito pela Justiça Eleitoral, ficou definido que o candidato Roberto Paulino (MDB) da Coligação ‘Porque o Povo Quer’ será o primeiro.

Logo após, será a vez dos candidatos do Psol, Nelson Júnior e Nivaldo Mangueira.

Os candidatos Luiz Couto (PT) e Veneziano Vital (PSB), da Coligação ‘A Força do Trabalho’.

Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniella Ribeiro (Progressistas), da Coligação ‘Força da Esperança’ serão os últimos a aparecerem para os eleitores.

Relacionadas