quarta, 14 de novembro de 2018
Eleições
Compartilhar:

A uma semana das eleições, TV Correio realiza debate com candidatos de João Pessoa

Alexandre Kito / 25 de setembro de 2016
Foto: Ilustração Correio
 

Faltando apenas sete dias para as eleições, os candidatos a prefeito de João Pessoa se enfrentam neste domingo, a partir das 22h45, nos estúdios da TV Correio e que terá transmissão simultânea pelo Correio da Paraíba Online. O programa será exibido com a finalidade de que os candidatos exponham suas ideias e projetos para a população da Capital.

Confirmaram presença para o debate Charliton Machado (PT), Cida Ramos (PSB), Luciano Cartaxo (PSD) e Victor Hugo (Psol). A diretora de jornalismo do Sistema Correio, Sony Lacerda, destacou que a expectativa é reforçar as propostas apresentadas durante o período de campanha e que agora está em fase final. "É importante que a população possa ter a oportunidade de conhecer mais os candidatos. Os nossos debates virão com inovações e a finalidade de oferecer ao eleitor as informações e condições para que ele possa decidir o seu voto", disse Sony Lacerda.

A editora geral de jornalismo da TV Correio, Carla Visani, explicou que o programa terá duração de uma hora e vinte minutos. Os representantes dos candidatos participarão de sorteio para definir a ordem de perguntas e as considerações iniciais e finais. Todas as regras que serão aplicadas durante a exibição foram discutidas previamente com os postulantes à Prefeitura de João Pessoa, durante reunião. O debate será dividido em cinco blocos. Nos quatro primeiros blocos serão realizadas perguntas de temas livres feitas entre eles. O último será reservado para as considerações finais. Os candidatos também poderão ficar a vontade para qualquer questionamento.

O debate será mediado pela própria Carla Visani. "Eles vão ter um espaço privilegiado e é importante manter o alto nível do diálogo. O programa é uma grande oportunidade para que eles possam apresentar as propostas para governar a cidade nesta reta final, assim como vai ser bom para o eleitor. A expectativa é que seja uma discussão que chame a atenção dos eleitores, pois será uma conversa pertinente em que todos vão se enfrentar com perguntas, repostas, réplicas e tréplicas", ressaltou.

A novidade este ano será a transmissão simultânea do debate, através do Correio da Paraíba Online (www.correiodaparaiba.com.br). Segundo a editora do site do Jornal Correio, Nice Almeida, a finalidade é facilitar o acesso da população aos candidatos. "Os eleitores que acompanharem o debate pelo Correio Online terão a facilidade de poder ver as propostas dos candidatos de qualquer plataforma, seja do computador, tablet e até mesmo pelo celular. Essa é a dinamicidade que a internet nos proporciona e que nos faz chegar a qualquer parte do mundo deixando o processo eleitoral muito mais democrático".

Regras gerais

A distribuição dos candidatos no estúdio e a ordem de participação deles no debate serão definidas por meio de sorteio prévio, com a retirada de fichas com os nomes dos candidatos de dentro de uma urna, na sede do Sistema Correio. Os quatros candidatos terão assentos individuais idênticos. Todos responderão a perguntas de temas livre e terão direito a formular perguntas para candidatos diferentes.

Será proibido exibir qualquer objeto, documento, imagem ou demais acessórios eletrônicos em apoio a sua argumentação, sob pena de ter participação interrompida. Além do mais, eles serão informados do tempo decorrido de cada participação por meio de cronômetro instalado no estúdio, em local de fácil visualização. No caso de ausência, o mediador fará menção à falta.

Relacionadas