sábado, 19 de junho de 2021

Política
Compartilhar:

Deputados esvaziam plenário e secretário escapa de convocação na ALPB

André Gomes / 09 de março de 2016
Foto: Divulgação
Os deputados estaduais apreciaram ontem 59 matérias entre projetos de lei e requerimentos. Um deles, apresentado pelo deputado Tovar Correia Lima (PSDB) solicitando a presença do secretário estadual de Finanças, Tárcio Pessoa, para explicar a Medida Provisória 242 – que congela o aumento dos servidores estaduais – ficou prejudicada por falta de quórum.

Depois de votarem a maioria dos requerimentos, os parlamentares começaram a discutir a importância da presença do secretário na Casa já que não participou da audiência pública que debateu a MP 242. Para o deputado Tovar seria uma forma de o secretário explicar aos servidores estaduais os motivos que levaram o governador Ricardo Coutinho (PSB) a adotar essa medida. O líder do governo na Casa, Hervázio Bezerra (PSB), defendeu que não seria necessário a presença do secretário Tárcio Pessoa alegando que as negociações entre Governo e servidores estariam avançadas. Ao discutirem a presença do secretário, grande parte dos deputados da base governista que estavam em plenário começaram a se retirar, quebrando o quórum mínimo para votação da matéria.

Os deputados de oposição lamentaram o ocorrido e cobraram até mesmo o corte do ponto de alguns colegas. “É um absurdo que o placar diga que tem 30 deputados presentes quando vemos apenas uns 10. A Mesa tem que tomar uma providência quanto a isso com o corte do ponto, por exemplo”, sugeriu o deputado Manoel Ludgério (PSD).

Empoderamento da Mulher

Entre as matérias aprovadas está o projeto que institui o ano de 2016 como o “Ano de Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte”, de autoria da deputada Daniella Ribeiro. Para a deputada Daniella, o objetivo é chamar atenção para a necessidade que a mulher tem de compreender a sua força. Ela disse que o Ano do Empoderamento é um projeto nacional, e que foi apresentado à ALPB com o objetivo estimular a participação da mulher na sociedade.

“A gente trás este projeto para o âmbito do estado da Paraíba no sentido de incentivar a necessidade da participação da mulher no âmbito empresarial, no âmbito da economia, economia esta que ela trás através de seu trabalho e de sua força”, afirmou Daniella Ribeiro.

Antes da apreciação das matérias o presidente da Casa, Adriano Galdino, destacou as lutas diárias contra formas de violência diversas, explícitas ou não, e contra a opressão feminina.

“A vocês mulheres, todas as nossas homenagens, reverência e felicitações pelo seu dia”, afirmou o presidente. O deputado Emano Santos também usou a tribuna para destacar a importância da mulher na sociedade. De acordo com o parlamentar, o dia 8 de março é uma data especial e dia de comemorar pelas batalhas conquistadas.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas