sexta, 15 de janeiro de 2021

Política
Compartilhar:

Deputados estendem recesso e aproveitam folga para ir atrás de votos

Adriana Rodrigues e Alexandre Kito / 01 de fevereiro de 2018
Foto: Divulgação
As férias dos deputados estaduais se estenderão por mais alguns dias. Os trabalhos na Assembleia Legislativa só devem ser retomados depois do Carnaval. É que a Mesa Diretora da Casa resolveu adiar a volta, que era prevista para esta quinta-feira (1º), para o dia 15 desse mês.

A sessão solene de abertura que marca a volta do recesso dos parlamentares - que começou em dezembro do ano passado - vai acontecer no auditório da sede do Ministério Público Estadual (MPPB) e deve contar com a presença do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB). Segundo a Mesa Diretora do Poder Legislativo, a mudança de local vai acontecer por causa da reforma estrutural que está sendo realizada no plenário da Casa.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB), durante o período em que o plenário estiver em obras, as sessões ordinárias serão realizadas no auditório do Ministério Público Estadual. A Mesa Diretora já definiu a utilização do espaço com o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. “A mudança vai evitar transtornos e será por um período curto, somente enquanto a reforma for concluída. Nos programamos com o espaço cedido pelo Ministério Público, onde o procurador-geral foi extremamente gentil no sentido de nos ceder o auditório”, explicou o presidente.

A sede do MPPB, onde vai ocorrer a sessão solene de abertura da 4ª Sessão Legislativa, fica próxima a sede do Poder Legislativo, na Praça João Pessoa, na Capital. A convocação, segundo a Mesa Diretora, já foi feita aos deputados. Além disso, a sessão vai contar com a presença do governador Ricardo Coutinho, que apresentará a Mensagem e o Plano de Governo para o exercício financeiro de 2018. Ele deve expor a situação do Estado e solicitar as providências que julgar necessárias para resolver qualquer problemática.

Pé na estrada

Os deputados estaduais estão aproveitando o recesso para buscar propostas junto aos partidos e líderes partidários com o objetivo de entender a formatação do cenário político e formular estratégias para o pleito desse ano. Muitos já deram início à campanha eleitoral desde o ano passado e o objetivo é intensificar mais o que já vem sendo construído. O foco principal da maioria e se manter perto das bases e lideranças para garantir votos.

Dos 36 deputados na Assembleia, 33 pretendem disputar a reeleição. Apenas o presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), Ricardo Marcelo (PMDB) e João Henrique (Democratas) podem disputar a uma vaga na Câmara Federal. Muitos deles estão desfrutando do recesso para focar no processo eleitoral. Praticamente todos iniciaram o ano com as ações intensificadas, e a folga nas atividades do parlamento proporcionou tempo para que se dedicassem.

O líder da bancada de situação, Hervázio Bezerra (PSB), afirmou que o período eleitoral já começou. O parlamentar tem voltado suas ações em vuagens pelo interior do estado visitando as bases”, explicou.

Raoni Mendes esteve no município de São Bento, no Sertão da Paraíba, durante a semana, onde participou de uma solenidade juntamente com o prefeito da cidade.

Com bastantes votos em Campina Grande, Guilherme Almeida afirmou a pretensão de conquistar outros espaços. “Estamos imbuídos em formar um grupo de candidatos e vamos dentro do sistema eleitoral vigente, que é o mesmo da proporcionalidade tentar eleger uns cinco ou seis deputados estaduais”, afirmou.

Relacionadas