segunda, 10 de maio de 2021

Política
Compartilhar:

Corrida eleitoral segue com incerteza; chapas devem ser reveladas nas convenções

André Gomes / 31 de julho de 2018
Foto: Reprodução
Na reta final para a realização das convenções partidárias, as formações das chapas majoritárias, de pelo menos quatro partidos, continuam praticamente as mesmas. As definições com indicações de nomes para os cargos de vice-governador e senadores ficarão para o dia da convenção de cada legenda.

Na chapa do PV, encabeçada pelo executivo Lucélio Cartaxo existe a indefinição para uma das vagas ao Senado. O partido ainda mantém diálogo com o Progressistas e com o PSC e pode fechar a última vaga com a deputada estadual Daniella Ribeiro ou com o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior. A chapa já conta com, além de Lucélio para governador, a médica Micheline Rodrigues (PSDB) como vice e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

No PSB, o pré-candidato ao Governo do Estado, João Azevêdo, deve anunciar amanhã o nome do deputado federal Luiz Couto (PT) para o Senado. A composição já conta com o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo que disputará uma das cadeiras do Senado. O nome do candidato a vice-governador deve ficar para ser anunciado apenas no sábado, durante a convenção socialista.

Já no MDB, o senador José Maranhão intensificou as conversas com partidos durante esta última semana. Na chapa restam apenas duas vagas para o Senado já que o PR indicou o nome de Bruno Roberto como vice-governador. Maranhão mantém conversas com o PSC e também com o PDT, observando uma possibilidade de composição.

O PDT que tem como pré-candidata ao Governo do Estado, Lígia Feliciano, a situação ainda é mais crítica. Sem nenhum partido para compor, a legenda ainda mantém de pé o nome de Lígia na disputa. Se não conseguir fechar aliança com outro partido, o PDT deve formar uma chapa puro sangue.

Aliados do deputado federal Damião Feliciano acreditam que o partido não arriscará sair só na disputa e pode abrir mão, lançando Lígia Feliciano ao Senado em outra chapa. Mas a tese só deve ser confirmada durante a convenção que acontece no domingo pela manhã, na Capital.

Definições no Psol e PSTU

Já o PSTU, que anunciou a formação de uma chapa puro sangue, tendo Rama Dantas na disputa pelo Governo do Estado, vai confirmá-la durante a convenção que acontece no sábado à tarde, em João Pessoa.

A única candidatura estabelecida e registrada junto a Justiça Eleitoral é a de Tárcio Teixeira, do Psol. A chapa é formada ainda por Adjany Simplício como vice-governadora, e Nelson Junior e Nivaldo Mangueira, na disputa pelo Senado. As chapas do PSTU e do Psol foram definidas há mais de uma semana, em encontros e tembém em convenção. Como são puro sangue, as composições foram mais fáceis de ser montadas.

 

Relacionadas