terça, 20 de outubro de 2020

Congresso
Compartilhar:

Deputados federais não se mobilizam e PB pode perder dois representantes na Câmara

Alexandre Kito / 03 de maio de 2017
Foto: AGÊNCIA CÂMARA
Completa um mês no próximo dia 5 que a CCJ da Câmara aprovou a redução das bancadas federais em vários Estados, inclusive na Paraíba. No entanto, os parlamentares federais, que são os principais interessados no aassunto, nada fizeram, até agora, para impedir que o projeto Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o projeto que reduz em duas as cadeiras da Paraíba na Câmara dos Deputados ainda não teve nenhuma ação concreto em contrário pelos parlamentares paraibanos.

Na prática, no entanto, a proposta parece estar esquecida, já que até o momento nenhuma mobilização foi concretizada por eles.

Alguns disseram que querem aguardar o encaminhamento à Câmara Federal para que de fato possam se mobilizar. Caso seja aprovada, a Paraíba perde dois deputados federais, passando de 12 para 10. Consequentemente haverá diminuição no Legislativo Estadual, já que o número de vagas é definido com base no número de deputados federais. A casa passaria de 36 para 30 deputados estaduais.

A maioria da bancada paraibana diz que vai votar contra a aprovação do projeto de lei que prevê a redução da representatividade do Estado na Câmara e na Assembleia Legislativa.

Eles também vão recorrer ao apoio de deputados de outras federações, que também podem sofrer prejuízos caso a proposta seja aprovada. No Legislativo estadual os parlamentares apelam para a ajuda dos colegas no Congresso Nacional.

Na bancada federal, Wilson Filho (PTB) garantiu que já está em diálogo com os parlamentares com a finalidade de barrar a matéria na Casa.“Estamos nos articulando através dos senadores e deputados paraibanos para que a redução não implique em prejuízo para a Paraíba. É preciso que continuemos com os nossos representantes para que possamos continuar fazendo o nosso trabalho”, disse o parlamentar.

Leia Mais

Relacionadas