sábado, 05 de dezembro de 2020

Câmara
Compartilhar:

Vereadoras de JP discutem tratamento e acesso à mamografias; Cartaxo garante 6 mil

Katiana Ramos / 04 de outubro de 2017
Foto: RAFAEL PASSOS
A prevenção ao câncer de mama e o acesso à mamografia e ao tratamento, no caso das mulheres já diagnosticadas com a doença, foram temas discutidos nessa terça-feira (3) em uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa em alusão ao ‘Outubro Rosa’. O debate foi uma propositura da vereadora Raíssa Lacerda.

A parlamentar destacou a importância dos exames e acompanhamento rotineiro com ginecologistas para reduzir o número de casos de câncer de mama e levar informações às mulheres, sobretudo para as pacientes na faixa etária de risco para a doença, com idades a partir dos 40 anos.

Conforme Raíssa, em reunião ainda ontem com o prefeito da capital, Luciano Cartaxo, foi garantido um total de cerca de 6 mil mamografias para as usuárias da rede pública de saúde de João Pessoa.

“Nós queremos saber se o governo estadual e o municipal estão oferecendo o que as mulheres mais precisam, que é o acesso à mamografia e exames de ultrassom”, comentou a vereadora.

Durante a sessão, nutricionistas falaram sobre a importância da manutenção de hábitos alimentares saudáveis para a prevenção de doenças, inclusive do câncer e ainda sobre a necessidade das mulheres afetadas com o câncer de mama terem acesso a uma alimentação balanceada.

Iluminada. Ainda em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama, o prédio da Câmara Municipal da capital está iluminado na cor rosa desde o último dia 1º.

Relacionadas