quarta, 20 de janeiro de 2021

Câmara
Compartilhar:

Bancada de situação protocola quatro pedidos de CPIs na Câmara de Vereadores da Capital

Adriana Rodrigues / 21 de março de 2017
Foto: CMJP
A bancada de sustentação do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) na Câmara Municipal de João Pessoa protocolou, ontem, quatro pedidos para instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), que têm como foco o governador Ricardo Coutinho (PSB). Os requerimentos subscritos por 15 vereadores já foram lidos no Plenário e encaminhados para a Assessoria da Casa, que vai emitir o parecer quanto aos preenchimentos dos requisitos necessários para que os casos seja apurados por meio de CPIS.

De acordo com líder do prefeito, Helton Renê (PC do B), os pedidos são relativos a assuntos antigos, que não foram tratadas devidamente pelo Legislativo à época. Segundo ele, as CPIs foram propostas mediante conversa da bancada da base governista. Duas delas focam diretamente o Governo Ricardo Coutinho, enquanto outras duas em contratos firmados durante a gestão do socialista à frente da Prefeitura da Capital.

A primeira delas pede a investigação das causas, razões, consequências, custos sociais, econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros na cidade de João Pessoa. A outra, focando o governo, pede a investigação do lançamento de esgoto in natura nos mananciais da capital pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

As outras duas CPIs se referem ao período em que Ricardo foi prefeito. Uma delas pede a investigação dos contratos firmados entre o Executivo, por intermédio da Secretaria de Educação, com as empresas Desck Móveis Escolares, Produtos Plásticos LTDA e Delta Produtos e Serviços LTDA. A outra, pede a apuração de eventuais danos ao erário pelo convênio de cooperação técnica firmado entre o Município, a Funatec e os IFs da Paraíba e do Ceará para o desenvolvimento de softwares.

Leia Mais

Relacionadas