quarta, 12 de maio de 2021

Política
Compartilhar:

Câmara de João Pessoa lembra os 100 anos de Damásio Barbosa da Franca

Adelson Barbosa dos Santos / 01 de setembro de 2018
A Câmara Municipal de João Pessoa realiza nesta segunda-feira (3), em sessão especial marcada para começar às 15h, uma homenagem ao ex-prefeito Damásio Barbosa da Franca, por ocasião do seu centenário. Se estivesse vivo, Damásio completaria 100 anos no próximo dia 18. A sessão foi proposta pelo neto dele, o vereador Damásio Franca Neto (Progressistas), que é filho do ex-prefeito Chico Franca.

Damásio Franca nasceu em João Pessoa no dia 18 de setembro de 1918. Foi casado com Ilzeni Franca, com quem teve nove filhos. Iniciou na vida pública como tabelião. Ingressou na política por meio do movimento estudantil no Lyceu Paraibano. Damásio foi presidente da Casa do estudante da Paraíba e participou da diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi vereador da Capital, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de João Pessoa por três vezes.  Também foi secretário de Estado e conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba.

Fora da política, ele foi presidente do Clube Cabo Branco, do Orfanato Dom Ulrico e do Aeroclube da Paraíba. Também foi integrante do Rotary Clube. Damásio foi prefeito da Capital numa época de turbulências políticas no Brasil do regime militar. Contribuiu para o crescimento de João Pessoa e tinha no respeito ao dinheiro público uma de suas maiores virtudes como político.

“Não levando o dinheiro público para casa, dá”, costumava dizer o ex-prefeito em relação à constante reclamação dos gestores de que os recursos arrecadados pelos municípios são poucos e quase sempre não são suficientes para realizar as obras e serviços que as cidades necessitam.  Segundo os filhos Chico e Neto Franca, Damásio nutria um amor profundo pela cidade de João Pessoa e costumava dizer que a cidade era sua “eterna namorada”.

Relacionadas