quinta, 26 de novembro de 2020

Política
Compartilhar:

‘Bloco’ da oposição segue indefinido na Paraíba

André Gomes / 11 de fevereiro de 2018
Foto: Arquivo
A folia vai ter que ser deixada um pouco de lado pelas lideranças de partidos que hoje formam o ‘bloco’ de oposição ao Governo do Estado. É que eles entram no período de Carnaval com pelo menos duas indefinições. Uma sobre a manutenção de uma aliança formada nas eleições de 2016 e a outra, principal, quantas candidaturas e quem será o candidato a governador.

Um entendimento deve sair depois de conversas, reuniões e cálculos formulados durante esses dias de Carnaval, até a quarta-feira de Cinzas. A expectativa é que os oposicionistas tenham uma definição até o final do mês. As conversas e articulações devem se intensificar entre os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD); de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O senador José Maranhão (MDB) não deverá participar diretamente das discussões a não ser para receber o apoio a sua pré-candidatura.

A semana pré-carnavalesca serviu para afinar o discurso entre os postulantes ao Palácio da Redenção. Até então, o prefeito Luciano Cartaxo vinha defendendo que a indicação de um nome e a continuidade da aliança, entre os partidos de oposição, fossem confirmados o mais rápido possível. No final da semana recebeu o apoio e o entendimento do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, para agilizar o processo. Para o tucano, o entendimento deve sair logo após o período de Carnaval. “Cada dia, um dia a menos. A gente se aproxima um pouco mais do dia 7 de abril e acho que esse período de Carnaval poderemos discutir de uma forma mais intensa com os aliados para ver se conseguimos clarear esse caminho. Nem tanto, nem tão pouco”, destacou Romero.

De acordo com prefeito, as discussões devem se intensificar no período de Carnaval. “Cheguei a conversar com o deputado Aguinaldo Ribeiro esta semana e ele propôs uma reunião das oposições durante o Carnaval. Vamos discutir e chegar a um entendimento”, disse.

Para o prefeito Luciano Cartaxo, as definições devem acontecer o quanto antes. Segundo ele, os partidos de oposição estão perdendo tempo na definição sobre o candidato a governador. Durante a semana, o gestor chegou a dizer que os oposicionistas vivem uma fase de muita especulação. “Eu gostaria que a gente estivesse vivendo uma fase de decisão”, disse.

Viagens

Além das reuniões, conversas e troca de mensagens durante esses dias, também está na agenda dos pré-candidatos as tradicionais idas a municípios do interior do Estado. O prefeito Luciano Cartaxo deve ir até Cajazeiras e Sousa na terça-feira de Carnaval. Também com agenda na cidade que ensinou a Paraíba a ler, o senador José Maranhão aproveitará para conversar com aliados da região.

Apesar de ainda não ter definido uma agenda de viagens, o prefeito Romero Rodrigues também deve passar por alguns municípios durante os festejos de momo. Para os pré-candidatos, é importante manter a aproximação com prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todas as regiões da Paraíba

Relacionadas