O deputado federal paraibano, Manoel Junior (PMDB), ficou fora da reforma ministerial anunciada, nesta sexta-feira (02), pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Ele era cotado para ocupar o cargo de ministro da Saúde, mas o escolhido acabou sendo Marcelo Castro, do Piauí. O anúncio da reforma foi feito no Palácio do Governo, em Brasília.
Além dos nomes dos novos ministros, Dilma também anunciou medidas de contenção de despesas para o Governo Federal, que incluem redução de 10% nos salários dos seus auxiliares. A presidente afirmou, também, que irá reduzir 30 secretarias nacionais em todos os ministérios e em 20% os gastos de custeio e de contratação de serviços terceirizados.
"Vamos revisar todos os contratos de aluguel de prestação de serviços, buscando tornar o governo mais eficiente", disse.
Com relação aos ministérios, apenas oito foram cortados, passando de 39 para 31. A proposta inicial era de cortar dez para conter os gastos. Serão três mil cargos comissionados a menos.
Uma das pastas extintas foi a secretaria dos Assuntos Estratégicos. Contudo, foram criados o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e o Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
"Todos os países que atingiram o desenvolvimento construíram estados modernos, ágeis, eficientes, baseados no profissionalismo e na meritocracia", disse Dilma.
Confira os nomes dos novos ministros:
- Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes
- Portos: Helder Barbalho
- Saúde: Marcelo Castro
- Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini
- Casa Civil: Jaques Wagner
- Ciência e Tecnologia: Celso Pansera
- Comunicações: André Figueiredo
- Defesa: Aldo Rebelo
- Educação: Aloizio Mercadante
- Trabalho e Previdência Social: Miguel Rossetto
- Secretaria Nacional do Trabalho: José Lopes Feijó
- Secretaria Nacional da Previdência: Carlos Eduardo Gabas
- Secretaria Nacional da Política para Mulheres: Eleonora Menicucci
- Secretaria Nacional de Direitos Humanos: Rogério Sottili
Medidas anunciadas:
- Criação da Comissão Permanente da Reforma do Estado
- Extinção de oito ministérios
- Extinção de 3 mil cargos comissionados
- Eliminação de 30 secretarias ligadas a ministérios
- Redução de 10% nos salários dos ministros
- Corte de 30% nos gastos de custeio
- Imposição de limite de gastos com telefone, passagens e diários em ministérios.