sábado, 16 de janeiro de 2021

Policial
Compartilhar:

Operação encontra 153 ‘gatos’ de energia em cidades da PB

Aline Martins / 24 de fevereiro de 2018
Foto: Assuero Lima
Em três cidades da Paraíba (Patos, Sousa e João Pessoa) foram encontrados 153 desvios de energia elétrica durante uma operação realizada esta semana pela Energisa com o apoio da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC). Os ‘gatos’ como são conhecidos é crime previsto em lei e aquele que for flagrado pode ser preso, ficando oito anos na cadeia. A concessionária de energia elétrica informou que continuará com ações como essas para evitar as perdas.

De acordo com a coordenadora de Planejamento de Combate a Perdas da Energisa, Carla Petrucci, a operação ocorrida esta semana foi programada após receber dados do Centro de Inteligência no Combate a Perdas de Energia que revelaram elevado índice de furto de energia no município de Patos, no Sertão do Estado.

“Nos últimos anos, a quantidade de energia desviada daria para fornecer energia para 2,6 mil residências por um período de 12 meses”, revelou, destacando que a escolha pela região do Sertão, pois o local tem característica histórica de furto de energia. Por conta disso, a concessionária tem atuado com frequência na localidade.

O desvio de energia não ocorre apenas nessa região, mas em todas as cidades do Estado. No entanto, a maior incidência é em João Pessoa, Guarabira (Agreste) e Sertão. Em cidades grandes como a Capital e Campina Grande, Carla Petrucci informou que não há um bairro específico onde se constata mais desvios.

“Não há um diferencia. Está pulverizado em todas as cidades”, frisou.

Da mesma forma, em relação à classe social, pois em todas é possível encontrar pessoas que cometam esse crime.  Essa operação de combate ao furto de energia dessa semana visa inspecionar clientes com possível desvio ou furto de energia, sem distinção por classe de consumo como residencial, comercial, industrial ou rural.

“Em 2018, a Energisa estará fazendo várias ações nesse sentido, evitando o furto de energia”, afirmou a a coordenadora de Planejamento de Combate a Perdas da Energisa.

Denúncias

O cliente pode e deve denunciar, de forma anônima, pelos canais de atendimento 0800 083 0196, site e aplicativo Energisa On.

" O furto ou desvio de energia elétrica acontece independente da classe social. Já está na cultura das pessoas", Carla Petrucci, coordenadora de Planejamento de Combate a Perdas da Energisa.

Relacionadas