quinta, 27 de junho de 2019
Mangabeira
Compartilhar:

Fumaça assusta clientes da Caixa em João Pessoa

Celina Modesto / 18 de fevereiro de 2017
Foto: André Gomes
Terminais eletrônicos das agências da Caixa Econômica Federal de Mangabeira e do Centro, em João Pessoa, soltaram uma fumaça conhecida como “neblina”, neste sábado (18). Segundo informações de funcionários das agências, isso aconteceu porque o alarme disparou, sendo então um mecanismo de segurança contra explosões de caixas eletrônicos, por exemplo. Muitos clientes que aguardavam atendimento para tirar dúvidas sobre o saque das contas inativas do FGTS ficaram assustados, mas foram tranquilizados pelos seguranças e funcionários do banco.

No primeiro sábado de atendimento exclusivo aos trabalhadores com dúvidas sobre o acesso às contas inativas do FGTS, as quatro agências da Caixa Econômica em João Pessoa que abriram ficaram lotadas de clientes. No entanto, o atendimento foi rápido e logo as filas diminuíram. Além de João Pessoa, uma agência da Caixa em Bayeux e outra em Campina Grande também funcionaram excepcionalmente ontem, das 9h às 15h.

Na Paraíba, de acordo com a Caixa Econômica, 163.977 trabalhadores terão direito ao saque das contas inativas do FGTS, totalizando um saldo de R$ 149 milhões. As agências que abriram ontem em João Pessoa foram: Centro, Cruz das Armas, Epitácio Pessoa e Mangabeira. Em Bayeux, abriu a agência Bayeux e, em Campina Grande, a agência que fica na Rua Epitácio Pessoa. No país, foram abertas 1.891 agências, de acordo com o órgão.

Além deste sábado, a Caixa Econômica também vai abrir agências nos dias 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho, no horário das 9h às 15h. O pagamento do saldo das contas inativas do FGTS terá início no próximo dia 10 de março e continua até 31 de julho. Podem sacar o benefício os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015. A conta do FGTS se torna inativa quando não recebe mais depósitos da empresa por causa de extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

A Caixa Econômica Federal afirmou que há dois modos de descobrir se há saldo na conta inativa do FGTS – além do site apropriado para a consulta: o aplicativo do fundo de garantia ou nas próprias agências da Caixa. De acordo com o órgão, o site www.caixa.gov.br/contasinativas apenas informa acerca das contas inativas contempladas pela medida provisória 763/2016. Assim, são informações dos casos em que o trabalhador ou pediu demissão ou demitido por justa causa. Já o aplicativo do FGTS mostra todas as contas, tanto as ativas quando as inativas.




 

Relacionadas