domingo, 17 de novembro de 2019
Infância
Compartilhar:

Trauma registra alta de 75% nos acidentes envolvendo crianças em JP e CG

Fernanda Figueirêdo / 20 de julho de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
Apenas na primeira quinzena do mês de julho, período de férias para as crianças, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, no Agreste paraibano, registrou um aumento de 75% no número de acidentes ocorridos com os pequenos em suas próprias residências. Na Capital, as quedas são os acidentes mais recorrentes, além de choques elétricos, queimaduras, intoxicação, sufocamentos e até afogamentos. Profissionais de saúde aconselham que nesse período os pais devem redobrar os cuidados.

“Operei uma criança de cinco anos que chegou com uma queimadura profunda na mão e na barriga porque havia colocado a tomada do videogame de forma errada. Com certeza ele terá sequelas, limitações de movimento. Mas quero chamar atenção para o fato de que as crianças de hoje são mais ativas, independentes, fazem muitas coisas sozinhas”, explicou a cirurgiã plástica Ísis Lacerda. Ela crescenta: “As crianças antigamente nem ligavam a TV, enquanto agora não só possuem equipamentos eletrônicos, como são responsáveis por carregá-los na energia, o que é um perigo desnecessário”.

Na Unidade de Queimados do Trauma-CG, os casos mais comuns com relação às queimaduras são por líquido em alta temperatura (água quente, óleo e café) e choque elétrico. Segundo a médica, deve existir uma especial atenção a tomadas, fogões e produtos químicos. “As crianças não tem noção do perigo que correm, por isso devemos nos adiantar aos seus pensamentos. Reutilizar garrafas de refrigerante, por exemplo, é outro risco, porque a criança só vai lembrar que o pai ou a mãe costuma ingerir o que está naquele recipiente”, explicou.

Ísis Lacerda lembra ainda que quase todos os acidentes acontecem quando não há um adulto por perto, podendo ser evitados. “Os pais chegam ao hospital com uma criança que sofreu acidente e falam a mesma coisa: foi um minuto de descuido”, pontuou.

Relacionadas